duke nukem 3d

Em 29 de janeiro de 1996, o pessoal da 3D Realms lançou a versão shareware (gratuita, mas com limitações) de Duke Nukem 3D, jogo de ação em primeira pessoa que rendeu muitas horas de diversão para gamers do mundo todo, ilustrando as aventuras do anti-herói.

A franquia dava o salto para um falso 3D, tão na moda na década de 1990. A técnica evitava ter que recorrer a cenários, personagens e objetos totalmente tridimensionais, o que era bom pois mantinha os requisitos técnicos do jogo em níveis muito acessíveis, sem renunciar à boa qualidade gráfica.

O jogo original poderia rodar de forma aceitável em computadores com processador 486 a 66 MHz, gráficos VGA (320 x 200 pixels) e 8 MB de RAM. Para uma boa experiência em 640 x 480 pixels, era necessário contar com um Pentium a 120 MHz ou mais, gráficos SVGA com 1 MB de memória de vídeo e 16 MB de RAM.

Duke Nukem 3D é considerado um dos jogos de ação em primeira pessoa mais importantes da história, e não apenas pelo aspecto técnico e excelente otimização, mas também por sua história, ambientação, jogabilidade e humor negro que o diferenciou dos demais.

A Gearbox, proprietária da franquia, poderia considerar a possibilidade de realizar um remake de Duke Nukem 3D, mantendo sua aparência, apenas atualizando a parte técnica.

#SonhoMeu…