É claro que dá para rodar DOOM em um bloco LEGO… | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Games » É claro que dá para rodar DOOM em um bloco LEGO…

É claro que dá para rodar DOOM em um bloco LEGO…

Compartilhe

Se você sempre quis que o jogo DOOM rodasse em um bloco LEGO, o seu dia chegou.

Um desenvolvedor conseguiu operar mais esse milagre moderno, aumentando a já longa lista de dispositivos onde podemos jogar o clássico da ID Software. E pensar que tudo começou com o jogo rodando perfeitamente em um caixa automático, algo que é até fácil de fazer: basta substituir o software que fornece dinheiro para as pessoas pelo game.

Então, vamos ver neste post como o meme de ver DOOM rodando em coisas esquisitas e excêntricas aumentou mais um pouco. E olha que estamos falando de um universo que inclui uma bateria com 200 batatas e um teste de gravidez.

 

 

 

Como DOOM está funcionando em um bloco LEGO

Não podemos negar que ver DOOM rodando em um bloco de jogos LEGO é uma autêntica genialidade. É aquele tipo de coisa que aquece o nosso coração geek, realimentando a fé na humanidade. Algo desse tipo é muito melhor do que ficar inventando bombas para matar pessoas.

E o que torna esse invento algo ainda mais genial é que sequer dá para ver o jogo em detalhes, mas… ninguém se importa com isso. A graça de tudo isso é que o game em si não é jogável, mas sim que o tal bloco LEGO pode executar o jogo DOOM e, dessa forma, o inventor do projeto cumpre com o que promete.

O hardware desse projeto é o mais modesto que você pode encontrar para um produto de tecnologia, com um processador STM32F030F4P6 com 16K de memória flash, 4K de RAM e uma tela OLED de 0,42 polegadas. Tudo em dimensões minúsculas para ser encapsulado pela peça LEGO que abriga o jogo.

A peça LEGO em si foi impressa em 3D, e foi perfeitamente planejada para receber todo o seu hardware necessário para rodar o game. Seu criador explica todo o processo do projeto no Twitter e mostra DOOM em funcionamento dentro do brinquedo que ele mesmo imprimiu na impressora 3D. Ele reconhece que o funcionamento do software ainda não é perfeito, mas que pode ser melhorado.

 

 

 

DOOM precisou passar por downgrade

Para obter o resultado desejado de miniaturização de DOOM, foi necessário submeter o jogo ao downgrade. Originalmente, o game roda a 320 x 200 pixels com 256 cores em exibição, mas precisou ser exibido dentro da peça LEGO em uma tela monocromática com resolução de 72 x 40 pixels. Mas nada disso impediu o funcionamento do jogo dentro do brinquedo de montar.

Como eu disse antes neste artigo: fazer DOOM rodar nas mais diferentes plataformas virou um meme dos tempos modernos. É uma forma divertida de celebrar um dos jogos mais clássicos e influentes de todos os tempos.

Por outro lado, é sempre importante lembrar os desavisados que é perfeitamente possível rodar DOOM em plataformas mais tradicionais e gadgets modernos. Se você é assinante do Game Pass (por exemplo), é possível executar o jogo a partir da nuvem, em dispositivos como smartphones Android, PCs, iPhone e computadores com macOS.

E vida longa ao DOOM. Pelo visto, jamais nos esqueceremos desse clássico jogo.


Compartilhe
@oEduardoMoreira