Início » Tecnologia » E essa história do “iPhone nano” que Sreve Jobs queria lançar em 2011?

E essa história do “iPhone nano” que Sreve Jobs queria lançar em 2011?

Compartilhe

Em 2011, existiam rumores sobre um possível lançamento de um iPhone mais barato e menor que o iPhone 4 que, por sinal, é MENOR que o iPhone 3GS. Algo curioso vindo da Apple e da mente de Steve Jobs.

Jamais esse iPhone menor e mais barato chegou ao mundo, mas os documentos apresentados no processo que a Epic Games moveu contra a Apple revelaram que Steve Jobs estava trabalhando sim em um iPhone nano, baseado no iPod Touch.

 

 

 

O iPhone nano que nunca existiu

 

 

O peculiar projeto foi mencionado em 2010, em um e-mail enviado por Jobs para uma reunião estratégica sobre o iPhone. Os planos para 2011 envolviam o lançamento de um iPhone 4 Plus (com antenas melhores) e uma versão com LTE para 2021, além do lançamento de um iPhone de baixo custo e baseado no iPod touch para substituir o 3GS.

O “iPhone nano plan” era um plano dividido em duas partes: entregar um produto de baixo custo e entregar um projeto de design a ser desenvolvido por Jony Ive.

Não existem renders do suposto iPhone nano, o que seria algo curioso de ver. É sempre importante lembrar ao amigo leitor que o iPhone 4 já contava com uma pequena tela de 3.5 polegadas, e quando pensamos em um smartphone com tela touch AINDA MENOR, só podemos concluir que o projeto era algo inconcebível para hoje, mas algo aceitável em um longínquo ano de 2011.

Infelizmente, nenhum dos dispositivos mencionados por Jobs naquele e-mail chegaram ao mercado. Nada de iPhone 4 Plus, nada de iPhone nano. Aliás, o termo ‘nano’ foi descontinuado em 2017 e, como bem sabemos, um iPhone “pequeno” só chegou ao mercado com o iPhone SE (baseado no iPhone 8) e, depois, com o iPhone 12 mini, que foi um relativo fracasso de vendas.

 

 

O tempo mostrou claramente que a Apple até que acertou em não lançar um iPhone nano naquele momento. Do iPhone 5 para frente, a tela do smartphone da gigante de Cupertino só aumentou de tamanho, e hoje o mercado de telefonia móvel é dominada por dispositivos com telas que contam com quase o dobro de tamanho.

Sobre o preço menor, o documento fala de forma explícita no lançamento de “um iPhone de baixo custo, baseado no iPod touch”, mas jamais esse preço reduzido foi especulado ou mencionado pelos documentos. De qualquer forma, quem sabe Jony Ive tem os desenhos desse dispositivo e, em algum momento no futuro, esses esboços aparecem em nossas vidas.

 

 

Via The Verge


Compartilhe