No final de maio, eu levantei a pergunta: “a dominância da Red Bull na Fórmula 1 finalmente acabou?”.
Hoje, após o GP da Holanda, encontramos respostas claras.
Max Verstappen perdeu muito mais do que a corrida hoje na Holanda. Perdeu uma hegemonia na corrida em seu país, já que venceu todas as provas que aconteceu por lá desde a retomada da etapa por lá em 2021.
Com isso, Max também encara a realidade de ficar cinco corridas consecutivas sem vencer, e a Red Bull amarga a maior sequência sem vitórias desde 2020.
Pelo visto, o tempo deu razão para Adrian Newey, e o cenário caótico da equipe eliminam as dúvidas sobre o momento desse carro e dos adversários.
E coloca dúvidas sobre conquistas consideradas certas.
Do triunfo ao desastre
Começar dominante, tal e como foi desde o início de 2022, deu para a Red Bull a possibilidade de construir uma gordura na competição.
A Red Bull deu a entender que tomaria o campeonato de assalto, tal e como fez em 2022 e 2023. Porém, ninguém se atentou aos sinais que já eram claros.
Primeiro, a McLaren que evoluiu absurdamente. Saiu de fundo do grid no início da era do “efeito solo” para força dominante do campeonato de 2024.
A Ferrari, que andou sim para trás (mas deu sinais de recuperação hoje na Holanda), foi outra equipe que mostrou para as outras que era possível sim vencer a Red Bull.
E a Mercedes, que conseguiu o milagre de melhorar o seu carro (obrigado, James Allison, pela graça alcançada), até venceu corridas este ano.
Para completar tudo isso, a bagunça que virou a Red Bull na parte administrativa, com a batalha de poder entre Horner e Marko.
E um Adrian Newey, que ninguém quis ouvir, afirmando que essa Red Bull havia alcançado o platô de desenvolvimento.
Eis o cenário completo.
Quais campeonatos a Red Bull vai perder?
Algumas vozes mais empolgadas afirmam que o título de mundial de pilotos de Max Verstappen está ameaçado. Algo que, sinceramente, acho um absurdo.
Max teria que chegar em terceiro em todas as provas (considerando que Norris vence tudo daqui pra frente, com dobradinha da McLaren com Piastri em segundo) para perder o tetracampeonato mundial.
Ou seja, é mais fácil Norris ser campeão do mundo no videogame mesmo.
Mas é compreensível essa nuvem de dúvidas construídas sobre esse tetracampeonato de Verstappen.
Faz tempo que o mundo não vê a Red Bull sendo humilhada como foi hoje.
E é justamente a humilhação do GP da Holanda que reforça a ideia de que a Red Bull vai perder o campeonato de construtores em 2024. E, esse sim, de interesse direto da McLaren.
Sergio Pérez não ajuda nos resultados, e Verstappen não é mais competitivo em relação a Norris.
E como a McLaren pontua mais com dois carros, será campeã do mundo depois de muito tempo. Faço essa afirmação até com conforto e tranquilidade.
Para quem achava que Verstappen era um super sayajin nível 4, o máximo que podem dizer hoje é que ele é sim um excepcional piloto.
Se fosse um Ricciardo da vida pilotando a Red Bull, não teria sequer uma chance.
Agora… seria até um pecado afirmar que “Verstappen só consegue vencer com o melhor carro”, tal e como falam do Hamilton e de tantos outros.
Ou será que não?
Afinal, é bem isso que está acontecendo, não é mesmo?
Olha só como o mundo dá voltas…