Press "Enter" to skip to content
Início » Cinema e TV » …e o MTV VMA 2024 foi…

…e o MTV VMA 2024 foi…

Compartilhe

Sim. O MTV Video Music Awards 2024 (ou MTV VMA 2024 a partir de agora) foi um grande jogo de cartas marcadas.

Assisti a premiação do finado canal de música (hoje, um canal que voltou a abraçar os realiys com força) como sempre faço. Mas com a empolgação abaixo de zero, pois a lista de vencedores foi quase um checklist tão chato quanto os eventos de apresentação de um novo iPhone da Apple.

E eu sei que nem posso reclamar muito disso. Primeiro, para não provocar a ira dos fãs. Segundo, porque não acho a lista de vencedores injusta.

A boa notícia para mim é que minha percepção objetiva sobre o que o jovem de hoje está ouvindo está alinhada com eles, já que qualquer pessoa que acompanhou o ano na música conseguia intuir aqueles que sairiam como vencedores dos prêmios das categorias de votação popular.

Isso… e porque vários indicados nessas mesmas categorias nem deram as caras no evento. Não é mesmo, Ariana Grande, Billie Eilish, Beyoncé…

Logo, se tornou quase o óbvio ver Anitta, Sabrina Carpenter, Tyla, Lisa e outros artistas que ganharam muita evidência e visibilidade ao longo de 2024 receberem prêmios em categorias onde eram favoritos absolutos.

E eu nem vou falar do caminhão de astronautas de prata que (mais uma vez) Taylor Swift levou para casa. E não só nas categorias onde os fãs votaram, mas também nas categorias técnicas.

Merecido. Fortnight (com Post Malone) é um videoclipe muito bonito.

Do mais, o MTV VMA 2024 copiou o formato do Grammy Awards: colocou uma performance atrás da outra para apresentar meia dúzia de prêmios no palco principal.

Até porque, em uma premiação de música, ter o máximo de música possível é o que mais interessa ao povo que está assistindo de casa.

Existe o site oficial na internet para publicar a lista completa de vencedores. Quem quiser que consulte por lá para saber se o seu favorito venceu.

Não posso negar que me incomodou bastante que artistas novatos como Teddy Swims e Benson Boone soltaram a voz de verdade (o segundo, com direito a salto mortal partindo do piano) e a grande maioria dos que se apresentaram recorreram ao bom e velho playback.

Mas nem posso reclamar mais disso. É um evento para a televisão. Logo, tudo tem que sair perfeito. E eu aceito essa demanda.

Com poucas surpresas dentro e fora do palco, talvez o grande mote narrativo do MTV VMA 2024 seja mesmo o “trisal que não nasceu para existir”: Shawn Mendes, Sabrina Carpenter e Camila Cabello.

Os três se apresentaram na premiação em momentos diferentes, e muitos brasileiros queriam ver closes de cada um dos envolvidos durante a performance do outro.

Infelizmente, isso não aconteceu. Pois a MTV do passado era bem mais sagaz no jogo de câmeras. E eu consigo imaginar como o Relações Públicas de cada um deles tiveram que negociar com a organização do evento para que os três não se moessem na porrada de alguma forma.

Só não digo que foi um VMA horrível, porque não foi. Nem acho que foi ruim. Só acho que foi fraco, quase tedioso.

Ou talvez o VMA não seja mais para mim. Quem sabe não está na hora de abandonar de vez a premiação musical do canal que, em um passado distante, se chamou Music Television.

E isso, porque teve muita música.


Compartilhe
@oEduardoMoreira