Compartilhe

Fique de olho no eDEX-UI.

Ele é um aplicativo multi-plataforma que parece ter saído de algum filme de ficção científica, com uma interface muito chamativa, por mais surreal que seja. O eDEX-UI é compatível com os sistemas operacionais Windows, Linus e macOS, e conta com um monitor do sistema que mostra vários tipos de informações, que vão da data e hora até o consumo de recursos de hardware, tráfego de rede, processos em execução e visualização de diretórios de arquivos.

E tudo isso, em uma interface muito diferente do que estamos acostumados a ver.

 

 

 

Múltiplos temas e efeitos de som geniais

 

 

O design visual e sonoro do eDEX-UI pode ser atraente para quem quer ir além dos recursos que já possui. Sua tela de apresentação é muito bem animada, e tudo carrega com efeitos de som que são divertidos.

A boa notícia para o usuário é que todos os seus recursos são opcionais, e o eDEX-UI é muito personalizável. Você não apenas pode eliminar a tela de carga do software ou os efeitos de som (que podem ser irritantes para algumas pessoas), mas também é possível alterar a tipografia, o tamanho do texto, habilitar um modo de janela, eliminar o teclado da tela e outras funcionalidades.

O nível de personalização do eDEX-UI é profundo, a ponto de incluir intervenções de códigos CSS para que o software receba recursos específicos e funcionalidades únicas para cada versão.

Este emulador de terminal é claramente inspirado no filme TRON Legacy, e o objetivo dos criadores do projeto (que é open source, com o seu código disponível para a visualização de qualquer pessoa no GitHub) é manter uma funcionalidade boa o suficiente para que o software seja útil para os cenários da vida real, além de levar as interfaces inspiradas nas obras de ficção-científica no mundo mainstream, para o grande público.

 

 

Não sei se eu usaria o eDEX-UI, mas… quem sou eu para falar? Agora eu tenho um notebook cujo teclado (e, por que não dizer, design) claramente inspirado em TRON, com LEDs azuis belíssimos.

É… quem sabe e decida colocar LED azul em tudo no meu computador (já que agora eu posso fazer isso… não me pergunte como, mas eu posso).

 

 

Via It’s FOSS


Compartilhe