O Windows 11 funciona com tecnologia ARM, em uma aposta da Microsoft como “o futuro da computação”. Na prática, essa tecnologia permite a compatibilidade e desempenho aprimorados do sistema operacional em diferentes dispositivos.
Mas é como diz o ditado: “a teoria é uma coisa, e a prática é bem diferente”. Com isso em mente, o usuário PatRyk do X-Twitter realizou um experimento surreal: ele instalou o Windows 11 em um Nintendo Switch.
E eu estou aqui, não apenas para compartilhar a tentativa, como também mostrar os resultados desse teste. #SPOILER: a Microsoft teorizou demais, mas nunca testou algo desse tipo.
Não é tão fácil como parece
— PatRyk (@Patrosi73) May 12, 2024
O PatRyk compartilhou todo o processo do experimento, cuja instalação foi descrita como “lenta e árdua”, já que levou três horas para ser concluído.
E não podemos julgar quem considera essa instalação uma enorme perda de tempo, pois o resultado do processo foi um Nintendo Switch rodando um sistema operacional extremamente lento e cheio de lags.
A baixa performance do Windows 11 no Switch foi atribuída principalmente ao hardware desatualizado do console da Nintendo, lançado em 2017.
O que reforça (também) a opinião de muitos especialistas em tecnologia que afirmam que o próprio Nintendo Switch precisa de uma atualização com urgência, inclusive para expandir as suas possibilidades de uso.
A parte mais surreal do experimento do PatRyk é que ele precisou instalar o Fedora Linux no Nintendo Switch para assim executar o Windows 11 em modo de virtualização, o que deixou o sistema operacional da Microsoft ainda mais lento.
Ou seja… é meio injusto julgar o Windows 11 por si e culpar a Microsoft de falar bobagens sobre o ARM. Acredito que o sistema operacional vai entregar a melhor experiência de uso nas condições ideais, o que não é exatamente esse o caso.
Nintendo Switch precisa de atualização urgente
Na prática, a experiência de PatRyk serve mais para evidenciar a desatualização do hardware do Nintendo Switch do que mostrar especificamente que o Windows 11 não funciona bem em “todo e qualquer hardware compatível com o ARM”.
Entendo que o Switch venceu na sua proposta de produto, com um enorme catálogo de jogos e um volume expressivo de unidades vendidas.
Porém, a maior demanda de processamento dos jogos AAA modernos faz com que o console híbrido da Microsoft se encontre em um cenário limite. O produto está totalmente desatualizado para o cenário atual.
Há rumores recentes sobre a possível chegada do sucessor do Switch com um hardware atualizado para um futuro a médio prazo, mas a Nintendo não confirma nem desmente o falatório sobre o tema que está ficando mais intenso.
A instalação do Windows 11 no Nintendo Switch não é recomendada para a maioria dos usuários, pois só serve como teste de conceito, e não para uma usabilidade plena no dia a dia.
Mas para aqueles corajosos que quiserem arriscar, o PatRyk disponibilizou um guia detalhado do processo de instalação seu perfil do X-Twitter.
Tente por sua conta e risco. Não nos responsabilizamos por eventuais efeitos colaterais indesejados.