Elon Musk, fundador da Tesla e do Space X, pagou US$ 5.000 para o jovem Jack Sweeney de 19 anos. O motivo? O rapaz gerenciava desde 2020 a conta do Twitter @elonJet, que nada mais era um bot que informava os movimentos do jato de Musk.
É claro que a violação de privacidade é explícita neste caso, mas não podemos deixar de destacar a genialidade de Sweeney, que é estudante do curso de Tecnologia da Informação da Universidade de Central Florida (UCF) e possui uma série de bots que rastreia os movimentos de aviões particulares de magnatas do mundo tech, como Bill Gates, Jeff Bezos e, é claro, Elon Musk.
Uma forma fácil de ser popular
Landed in Hawthorne, California, US. Apx. flt. time 2 Hours : 38 Mins. pic.twitter.com/dlkRhlMj69
— Elon Musk's Jet (@ElonJet) January 30, 2022
Pela prática de gosto duvidoso, Sweeney já possui 165.400 seguidores na conta que monitorava o jato de Musk. E aqui ele não está fazendo nada ilegal, já que os dados de rotas de voos são de caráter público.
O problema é que Musk se sentiu incomodado com a prática de Sweeney, alegando que isso poderia comprometer a sua segurança. O que não é nenhum absurdo, se você parar para pensar com racionalidade.
Então, Musk perguntou para o criador do bot se ele poderia parar com isso. E o rapaz respondeu, com ironia, que poderia desativar o recurso, desde que recebesse algo em troca.
Took off from Austin, Texas, US. pic.twitter.com/4CDTwh3dL5
— Elon Musk's Jet (@ElonJet) January 30, 2022
Sweeney então explicou para Musk que nunca teve a intenção de causar problemas de segurança para o magnata, e que começou o projeto de forma despretensiosa quando ainda estava no segundo grau, com o único objetivo de seguir os passos dos negócios do magnata.
Os dois entraram em um acordo, e a grana obtida com a negociação será utilizada para ajudar a pagar os custos de universidade do jovem Jack, que confirmou para Musk que ganhava apenas US$ 20 por mês com o bot que seguia o seu avião. Então, o dono da Tesla lembrou ao rapaz que, apesar dos transponders ADS-B transmitirem a rota por telemetria, o controle de tráfego aéreo é algo privado. E é aí que está o problema do bot.
E aí? Já aconteceu o pagamento?
Foi aí que Musk ofereceu US$ 5.000 e uma ajuda para desenvolver um sistema para que o bot não mais rastreasse o tráfego aéreo. Sweeney, que não tinha nada a perder, aproveitou a oportunidade e perguntou para o excêntrico executivo se existia a possibilidade em subir o pagamento do acordo para US$ 50.000, o que seria uma grande ajuda para a universidade onde ele estudava e, quem sabe, para o rapaz comprar um Tesla Model 3.
Musk não respondeu a contraproposta de imediato. Disse que iria pensar no assunto. E, segundo Sweeney, está pensando até agora, já que o rapaz não recebeu nenhum pagamento feito pelo magnata da tecnologia.
Pelo menos até o momento em que este post foi produzido, a conta @elonJet segue informando os movimentos realizados pelo avião de Musk. De qualquer forma, em 3 de janeiro, o rapaz demonstrou no Twitter a sua boa vontade em colaborar, lembrando que a conta que ele criou só serve para seguir os movimentos dos negócios de Elon, e não para criar emboscadas para o executivo em aeroportos.
While ElonJet hasn't come down but I have warned of it. We need to remember to keep our boundaries if we don't it may have to come down or may forcibly be taken down. ElonJet was started to track business moves not to have people ambush Elon at airports.
— Jack Sweeney (@JxckSweeney) January 3, 2022
Espero que o rapaz ganhe ao menos os US$ 5.000 oferecidos. Já pensou que chato seria se ele não recebesse nada por causa de pura ganância?