Compartilhe

A tecnologia ajuda (e muito) na hora de tornar a vida dos ciclistas e motoristas de carros mais segura. E a Ford apresenta uma solução carismática com a Emoji Jacket, que é exatamente isso que você está vendo e pensando: uma jaqueta de Emojis.

O invento tem como objetivo reduzir o número de acidentes com os ciclistas, um problema que está se tornando cada vez mais frequente nas grandes cidades, acompanhando o aumento de número de ciclistas nas ruas. E a Ford entende que a sua jaqueta pode ajudar nesse caso.

 

 

Mostre a sua mudança de direção ou o estado de ânimo 🤔

 

A Emoji Jacket exibe os Emojis através de um painel de LEDs de cores conectado a um controle na manopla do ciclista, mais ou menos da mesma forma que o motorista de carro aciona o pisca alerta, avisando que vai virar para a esquerda ou direita.

A jaqueta pode ser muito útil, já que os Emojis mostram as caras e expressões no lugar das setas, de modo que o ciclista pode complementar a indicação com o tradicional sinal de braço (ou até mesmo evitá-lo se a indicação da jaqueta passa a ser algo efetivo ou legal). Também é importante na hora de mostrar sinais de perigo, mas nem tanto para mostrar o ânimo do ciclista.

 

O sistema promete ser simples para não desviar a atenção do ciclista na via ao seu redor. Como os emoticons se tornaram parte fundamental da linguagem de muita gente, a Emoji Jacket permite aos ciclistas expressar os seus sentimentos, criando um vínculo emocional com os demais usuários da estrada.

A Emoji Jacket ainda é um protótipo, que foi desenvolvido pela Ford em parceria com a Deisgnworks e com a consultoria de linguistas. O produto faz parte da campanha Share the Road, que tem como principal objetivo tornar o tráfego mais seguro e menos perigoso para todos os integrantes da via urbana ou estrada.

 

Não há previsão de lançamento da jaqueta, ou se até mesmo se o produto vai chegar ao mercado. Também é preciso verificar se o produto vai cumprir as diferentes normas e legislações de trânsito e qual é o seu preço final para o consumidor. Até lá, só posso dizer que qualquer sistema que ajude a prevenir acidentes será bem vindo, tanto por parte dos ciclistas como até para os próprios carros e motoristas, aproveitando que hoje existem cada vez mais sensores e câmeras instaladas nos automóveis.

 

 

Via The Verge


Compartilhe