Compartilhe

Você já viu um logo interessante em algum lugar e já quis descobrir qual era a fonte utilizada para as letras daquele logo? Se a sua resposta é sim, saiba que você não está sozinho: eu mesmo fiz a pesquisa da fonte utilizada no gerador de caracteres da finada MTV durante a exibição dos clipes. Aqueles que ficavam no canto inferior esquerdo, mostrando o nome do artista ou banda, o nome da música, o álbum correspondente à música, a gravadora e o diretor do videoclipe.

Bons tempos aqueles… saudades…

Mas agora, você tem uma forma bem simples para descobrir a fonte de um logo, com o Font in Logo. Este é um interessante site que, muito provavelmente, vai ser bem atraente para os designers e os amantes do design.

Ele é um site que faz apenas uma coisa, mas em compensação, faz essa coisa muito bem: ele apresenta as fontes de logos de muitas marcas famosas, e mostra como você pode encontrar essas fontes para utilizá-las nos mais diferentes projetos em sua vida pessoal ou profissional.

Na página inicial do site, você encontra um buscador e também com um quadro com alguns logos famosos, onde você pode realizar uma navegação direta em busca das fontes. Na parte inferior dessa página, você também consegue ver a lista da maioria das tipografias organizadas pelo estilo, seja em sans ou em serif.

 

 

 

Um logo, uma tipografia e uma breve história

 

 

A página de cada logo oferece uma breve descrição da marca ou empresa ao qual o logo pertence, e mais abaixo está o nome da tipografia utilizada nesse logo. Além disso, você encontra links para que você possa obter essa tipografia na web.

Na maioria dos casos, as tipografias contam com direitos autorias. De modo que os links levam para sites onde você pode descobrir quais são os tipos de licenças são oferecidas para o seu uso, dependendo daquilo que você quer fazer com aquela fonte.

 

 

Se a tipografia foi utilizada em mais de um logo, você também vai ver todos os logos onde ela está presente. Por exemplo, a lendária e muito amada fonte Helvética aparece até em sopas: foi utilizada nos logos da BMW, WhatsApp, Panasonic, Subway, Jeep, NBA e muitos outros.

O Font in Logo é um site bem novo e está crescendo de forma exponencial. Promete inserir em breve novas fontes e logos para consultas dos usuários. Os internautas que visitarem a plataforma também podem contribuir com o seu crescimento: se você conhece uma marca importante e sua fonte (e não detectou essas informações na nova plataforma), você pode sugerir a sua inclusão no novo serviço.


Compartilhe