Pode não ser o assunto mais interessante do mundo, mas preciso diversificar as pautas e atrair diferentes públicos. E é um conteúdo alinhado com os tiozões que estão lendo este blog.
Tom e Jerry, desenho animado criado em 1940 por William Hanna e Joseph Barbera nos estúdios Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), é um dos maiores sucessos da história dos curtas de animação. Produzida durante as décadas de 1940 e 1950, a série recebeu vários prêmios ao explorar essa rivalidade entre o gato e o rato.
Mas… você reparou em como a cor do pelo do Tom “mudou com o passar do tempo”?
Não? Então você é alguém absolutamente normal.
Mudou ou não mudou a cor do pelo?
Muitos fãs acham que a cor do pelo do Tom era azul nas animações originais, mas as diversas restaurações e remasterizações modernas entregaram um tom mais acinzentado ao animal.
Tom e Jerry foi restaurado para o lançamento em Blu-ray, e a maioria dos trabalhos de restauração de conteúdo audiovisual é focado na melhor exibição de imagem para a mídia em questão. E neste caso, a Warner Bros. decidiu preservar o tom azul do gato nas miniaturas dos vídeos no canal oficial do YouTube, como uma forma de manter a essência original da animação.
Existem pelo menos duas teorias que podem explicar a mudança de cor no Tom nas mídias modernas:
- A gravação original do desenho estava em um filme desgastado, o que pode ter causado problemas na fixação de cores durante a produção da remasterização;
- Os problemas no processo de transferência de tintas do Technicolor, o que resultou na distorção de cores (e essa é a teoria mais plausível).
Ou seja, o Tom NUNCA TEVE A COR DO PELO AZUL. Ele sempre teve o pelo cinza. A tecnologia é que matou a sua infância mais uma vez.
Uma questão mais técnica do que perceptiva
Lembra daquele viral do vestido de 2015, onde internet se dividiu em duas (e uma metade querendo matar a outra) debatendo sobre a real cor da peça de roupa?
Foi mais ou menos a mesma coisa, com a diferença que a questão técnica resultou na mudança da cor. Muito provavelmente este resultado aconteceu por conta de um balanceamento inadequado de brancos na conversão de mídia.
O resultado desse erro técnico é uma tonelada de fóruns na internet batendo boca sobre a predominância da cor azul por problemas técnicos. E pensar que a vida inteira fomos enganados por causa do Technicolor.
Particularmente, prefiro simplesmente ver o desenho. Apesar de ser politicamente incorreto (para a época e até hoje), Tom e Jerry é algo que me diverte até hoje.
E o tom da cor do Tom não vai mudar isso.