Início » Dicas, Truques e Macetes » Erros que você certamente comete ao armazenar alimentos na geladeira

Erros que você certamente comete ao armazenar alimentos na geladeira

Compartilhe

Esse post serve para mim e para você, que mora sozinho e fica socando as coisas na geladeira.

Colocar produtos na geladeira não quer dizer que eles vão durar para sempre. Tudo nessa vida tem regras, e muitos de nós estamos violando algumas regras sagradas para conservar melhor os alimentos. E todos nós estamos cometendo falhas nessa nobre arte de guardar comida.

Por isso, preste atenção nos erros que todos nós estamos cometendo na hora de armazenar comida na geladeira. A maioria dos erros estão relacionados com o espaço, a durabilidade dos alimentos frescos e as decisões inadequadas para os produtos que não deveríamos guardar na geladeira… mas ainda assim guardamos.

 

 

 

Todas as frutas e verduras refrigeradas

 

Enquanto na geladeira você deve armazenar cogumelos, alcachofras, cenouras, aipo, alface, beterraba ou rabanete, itens como abóbora, gengibre, batata, tomate, cebola, alho, abobrinha ou rabanete são melhores em temperatura ambiente. Alguns itens como a berinjela e os abacates só devem ser guardados na geladeira quando estão maduros demais e podem estragar.

 

 

 

Lave tudo antes de colocar na geladeira

 

É mais aconselhável lavar os legumes na hora de cozinhá-los e usá-los, pois se derramar água ao chegar do mercado e não secarem completamente, a umidade residual pode causar o crescimento de bactérias, mofo e, portanto, desperdício de alimentos.

 

 

 

Colocando alimentos novos na frente

 

Os alimentos mais antigos com prazo de validade mais próximo devem ser armazenados em um único local e na frente, deixando os mais novos atrás, promovendo o consumo responsável e a redução do desperdício.

 

 

 

Não levar em conta os diferentes pontos de refrigeração

 

A porta é o local com mais oscilações de temperatura – onde deveriam estar as bebidas e os condimentos. A prateleira de cima é a menos fria, ideal para iogurtes ou sobras. A prateleira central é ideal para alimentos perecíveis como ovos, leite ou queijo. A prateleira inferior é a mais fria, onde a carne fresca e o peixe ou os ovos têm o seu devido lugar. A gaveta é ideal para legumes.

 

 

 

Sobras de cobertura

 

Sobras de comida merecem cuidado especial para não serem esquecidos e, quando redescobertos, ficarem cheios de mofo, prontos para irem direto para a lata de lixo. Use potes de vidro transparentes e devidamente marcados, sempre na frente da geladeira.

 

 

 

Conservar o pão no frigorífico

 

O pão deve estar no congelador e descongelado no forno. Na geladeira, a umidade acaba com o sabor, deixando o pão rançoso e muito menos apetitoso.

 

 

 

Temperos frescos em saquinhos na gaveta

 

O ideal é colocá-los em um copo d’água com um saco que os cubra frouxamente, colocando-os na prateleira alta da porta da geladeira. Assim, você prolongará sua durabilidade.

 

 

 

Latas abertas

 

Tire a comida enlatada de seu recipiente original e coloque tudo em um novo recipiente, transferindo também o seu líquido. Caso contrário, a comida adquire um sabor metálico. Você pode reutilizar os potes de vidro de outros produtos.

 

 

 

Não ter uma lixeira na cozinha

 

Muitas vezes os pequenos restos vão para o lixo. Mas se você os juntar em um só lugar, você pode preparar refeições úteis, cremes vegetais, sopas, ensopados ou qualquer outra coisa que você possa imaginar. Juntos, temos que lutar contra o desperdício de alimentos.


Compartilhe