musica-gerada-por-computador

Pesquisadores neo-zelandeses restauraram a primeira gravação de uma música gerada por computador, criada em 1951 em um equipamento construído pelo britânico Alan Turing.

Turing é considerado o pai da ciência da computação e percursor da informática moderna. É o criador da máquina de Turing, ou Tese de Church-Turing, pela introdução do conceito da Hipercomputação, pelos primeiros avanços teóricos da Inteligência Artificial e pelo design dos primeiros computadores eletrônicos programáveis digitais.

Sua contribuição foi decisiva para decifrar os códigos nazistas na Segunda Guerra Mundial, especialmente nas máquinas Enigma e nos codificadores FISH.

Sua investida na música é menos conhecida, mas igualmente importante, levando em conta a explosão do áudio gerado por computadores, sintetizadores, a música eletrônica, o EDM e todas as possibilidades abertas no tratamento e geração de som nos computadores.

Acredita-se que a música criada em 1951 pelo músico Christopher Strachey foi desenvolvida por uma das máquinas criadas por Turing na Universidade de Manchester. Foi conservada em um único disco e 12 polegadas afetado pelo passar do tempo.

 

Esta é a primeira música gerada por computador

 

 

Um dos temas escolhidos, “Deus Salve a Rainha” pode surpreender, conhecendo o passado do Turing e pelos seus problemas com a realeza. Apesar de ajudar a derrotar Hitler, Turing foi acusado em 1952 por “indecência grave e perversão sexual”, quando descobriram que ele era homossexual. Passou o resto da vida na prisão, se submetendo a uma castração química, que resultou em importantes alterações físicas.

Tudo indica que ele se suicidou dois anos depois, mas ainda há controvérsias sobre sua morte. A rainha Isabel II concedeu o perdão real à Turing em 2013, corrigindo – em partes – uma das maiores injustiças no mundo da tecnologia.

Via Enlace