Essas são as “selfies do fim do mundo” | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Tecnologia » Essas são as “selfies do fim do mundo”

Essas são as “selfies do fim do mundo”

Compartilhe

Nunca estivemos tão próximos do fim do mundo.

São tantas crises afetando o mundo de forma simultânea, que as expectativas estão bem longe de serem as melhores, e não é difícil imaginar que estamos próximos do colapso.

Gostaria de ser otimista, mas está difícil. O cenário de caos é tamanho, que temo em pensar no que será o nosso futuro.

E não melhora em nada o fato de uma inteligência artificial (IA) gerar as famigeradas “selfies do fim do mundo”, o que pode tornar tudo algo ainda pior.

 

 

 

O resultado do “boom” dos geradores de imagens

Hoje, é possível gerar qualquer tipo de imagem a partir de textos registrados para a interpretação de uma inteligência artificial qualquer. E esse é o conceito mais simples do mundo para se obter resultados gráficos bem interessantes: você digita as informações que a IA tem que interpretar, e a imagem é gerada em poucos minutos.

Gigantes do setor da tecnologia estão utilizando a IA para gerar imagens para as mais diferentes finalidades. Google, Meta e OpenAI apresentou ao mundo soluções como Parti, Make-A-Scene e DALL-E (respectivamente). E isso porque mencionei apenas algumas das empresas mais relevantes dentro do segmento.

Com isso, novas ferramentas são apresentadas no mercado, permitindo que qualquer usuário explore a sua criatividade para entregar ao mundo novos padrões e soluções gráficas. Essa é uma parte natural da evolução tecnológica, e não há nada que mude essa mudança.

Porém, os resultados alcançados pela IA podem ser simplesmente delirantes. Tal e como foi o caso que recebe destaque neste post.

Alguns usuários da IA MidJourney (uma solução tecnológica criada por um laboratório de pesquisas independente) solicitaram que o software desenvolvesse selfies do fim do mundo. E, como você pode ver pelas fotos que ilustram este post, os resultados foram além do esperado.

E isso não é uma boa notícia.

 

 

 

MidJourny, crie “uma selfie do fim do mundo”

No lugar de brincar com o gerador de imagens em estágio beta, o usuário do TikTok Robotoverloads pediu que a IA criasse a selfie do fim do mundo, com o objetivo de produzir uma peça gráfica mais próxima do apocalipse.

Os resultados entregues pela MidJourney foram simplesmente assustadores e horripilantes, com um nível de realismo absurdo.

A IA começou a gerar imagens de cidades em chamas e afetadas por armas de destruição em massa, rostos desfigurados que destruíram as expressões faciais e outras imagens que certamente vão colocar medo nas pessoas mais sensíveis ou impressionáveis.

Em outras imagens, aparecem pessoas tirando selfies co o planeta Terra de costas, mas sem indicar qual era o local onde essas pessoas se encontravam. Acho que dava até para encontrar a Nana Gouveia no meio das imagens geradas (entendedores entenderão).

A imaginação surrealista da MidJourney é muito peculiar, a ponto da IA entregar bons resultados até mesmo com a proposta do “última selfie que você registrou no apocalipse”, algo que normalmente seria bizarro para qualquer pessoa.

Se depois dessa demonstração de mente perturbada você se interessou em testar todo o potencial dessa inteligência artificial, é importante que você saiba que a beta desse software está disponível para que qualquer pessoa possa provar os seus recursos e habilidades.

Todos os interessados na ferramenta podem utilizar o bot do Discord para gerar imagens a partir de um texto descritivo em inglês. No final das contas, você recebe quatro imagens em 60 segundos, se aproximando graficamente da sugestão que você indicou por texto.

De qualquer forma, estou com medo dessa IA. As chances dela modificar o seu rosto virtual para adotar o meu formato de corpo, cabelo e, em alguns casos, a minha personalidade são enormes.

E, particularmente, eu não gostaria que isso acontecesse.


Compartilhe
@oEduardoMoreira