Compartilhe

O que você vê acima não é uma foto noturna de uma cidade real, ou uma foto de publicidade produzida em um editor de imagens avançado. É uma captura de um impressionante projeto para criar uma cidade no Minecraft, envolvendo mais de 400 pessoas na missão e durante nove longos anos… e contando.

Minecraft é amado e odiado em proporções iguais. Ele é popular porque pode ser utilizado por milhões de pessoas ao mesmo tempo, e nesse momento conta com uma enorme relevância nos aspectos culturais e sociais de muitos países. O jogo é tão importante, que foi utilizado como ferramenta para ensinar pessoas a programar, ou para fonte de apoio para os jovens que ficam em casa durante o confinamento provocado pela pandemia.

Suas possibilidades criativas transformam Minecraft em um magnífico jogo social, entregando um viés educacional com bom humor, e que pode ser magnificamente modelada nas mãos corretas, como aconteceu com a cidade de Greenfield, que está em construção dentro do jogo.

 

 

 

Basicamente usaram o Minecraft para brincar de Sim City (lembra dele?)

 

 

Minecraft tem 11 anos de vida, e se transformou em peça chave em cada uma das plataformas em que o game se tornou compatível. Ao longo desses anos, testemunhamos grandes obras dentro do jogo, mas esse projeto é digno de aplausos de pé.

O Reddit informa que, nos últimos nove anos (ou seja, pouco depois do lançamento do jogo), uma equipe que contou com a participação de mais de 400 pessoas passou dia e noite construindo essa impressionante cidade. E, diferente do que você pode imaginar, essas pessoas não estavam construindo a esmo: tudo aqui tem um propósito, e segue as linhas lógicas de design urbano.

 

 

Esta cidade no Minecraft conta como vários distritos que podem ser vistos em escala, e inclui parques, zonas portuárias, estações de transporte público, centro financeiro, arenas esportivas e outras instalações meticulosamente planejadas. E tudo o que foi entregue é apenas 20% do que o time ainda quer alcançar com esse projeto.

 

 

Quando olhamos para o mapa de construção ao vivo (existe um grupo no Discord onde é possível acessar e acompanhar os progressos do projeto), podemos ver quais são os planos de expansão da cidade, além de conferir algumas áreas que já foram planadas. Para um trabalho mais tranquilo, a cidade possui o seu próprio servidor, que é aberto de tempos em tempos para mostrar ao mundo os progressos alcançados.

 

 

Fato é que tudo o que vemos aqui é impressionante. Não sou um profundo conhecedor de Minecraft, e meus contatos com o jogo são mínimos. Mas sou consciente sobre o seu sucesso avassalador ao redor do mundo, e a cidade com essas proporções e riqueza de detalhes só mostra o nível de fanatismo das pessoas com este jogo.

 

 

Vamos ver o que esse grupo de apaixonados por Minecraft pode nos entregar em termos de design de cidades. Porém, é mais do que recomendado que os outros fãs do game comecem a acompanhar os caras desde já. O que eles conseguiram até agora é algo simplesmente impressionante.

E tenho mesmo que aplaudir de pé a iniciativa! Qualquer coisa desse tamanho que eu não chego nem perto de conseguir merece os meus sinceros parabéns.

 

 

 

Via Reddit


Compartilhe