carro-sem-espelho-retrovisor

Mais aerodinâmico e segurança ao volante. Essas são as duas grandes vantagens do carro sem espelhos retrovisores que a Continental apresentou como um protótipo, onde esses elementos são substituídos por câmeras de vídeo que nos oferecem uma cobertura (quase) completa do que acontece no exterior do carro.

O sistema da Continental substitui tanto os espelhos externos como o interno por câmeras de 360 graus com aberturas diferentes, de acordo com a região instalada. As imagens em tempo real dessas câmeras são transferidas para duas telas OLED, que oferecem ao motorista detalhes do que acontece nas laterais e parte traseira do carro, enquanto conduzimos ou realizamos manobras de estacionamento.

O sistema oferece uma visão mais ampla e personalizada, sem ângulos mortos (permitindo no futuro realizar zoom ou marcações de possíveis perigos na estrada), mas estas não são as únicas vantagens do sistema da Continental.

Outros inconvenientes dos espelhos clássicos são resolvidos, como evitar as reflexões excessivas provocadas pelas luzes dos outros carros, problemas de visibilidade no começo ou final do dia (com a ajuda do HDR), e até o ruído ou perda de aerodinâmica provocado pelos dois retrovisores externos.

carro-sem-espelho-retrovisor-02

O uso desse tipo de carro ainda não é algo viável, mas a Continental acredita que em 2018 as primeiras unidades estarão nas ruas, por conta da possível aprovação e homologação do uso desses sistemas de monitores e câmeras em 2016.

Via Continental