Compartilhe

carretera-iluminada-Studio+Roosegaarde

“É como se você estivesse dirigindo por um conto de fadas”. Assim descreve um cidadão holandês depois de dirigir por esta estrada tão especial. A Studio Roosegaarde é a responsável por adaptar 500 metros de uma estrada em Eindhoven (Holanda) com sua ideia de pavimento do futuro, a chamada Glow-in-the-dark Road.

Carregada o dia todo com a ajuda da sol, a estrada é capaz de se iluminar por mais de 10 horas, através de um pó fotoluminiscente, sem a necessidade de nenhum tipo de luz elétrica adicional. Além disso, a superfície da estrada recebe uma pintura especial (Dynamic Paint), que também absorve a luz solar e é capaz de se iluminar no escuro, em função da temperatura externa, informando os motoristas sobre as diferentes condições da estrada. Dessa forma, é possível até mostrar desenhos iluminados de flocos de neve na superfície, alertando sobre as condições desfavoráveis da estrada.

O sistema incorpora luzes alimentadas por energia eólica, que se iluminam apenas quando os veículos estão próximos, e a estrada conta com uma espécie de trilho especial, para carregar carros elétricos que por ali circulam.

Vídeo abaixo.

 

Via


Compartilhe