Neste último final de semana, eu tive a oportunidade de viajar até Petrópolis (RJ), para participar com a Associação Coral Ítalo Brasileira de Florianópolis do I Festival Internacional de Corais da cidade. Desse evento, eu posso falar em outra oportunidade. Dessa vez, quero comentar um pouco sobre uma das visitas a um dos locais mais legais que eu poderia conhecer na vida: o Aqua Rio.

Era a primeira vez que eu visitei o local, e confesso que eu estava um pouco cético sobre essa visita. Especialmente depois do alto preço cobrado para o tour, que dura aproximadamente 60 minutos (R$ 100, e dura esse tempo se você caminhar com calma pelo local).

Porém, devo admitir que a experiência valeu cada centavo investido.

 

 

É uma construção gigante, complexa e com vários elementos ricos de informação. Diversos tanques apresentando as mais variadas espécies, com algumas segmentações por categorias de vida marinha.

Sem falar que ainda é possível ter uma breve ideia do que é viver esse mundo. A parte mais legal do tour é o tubo que passa por dentro de um grande aquário, onde diversas espécies marinhas convivem juntas, em uma pequena amostra do que é esse mundo aquático.

 

 

Nessa hora, é inevitável pensar na complexidade da construção montada sobre a minha cabeça. São milhões de litros de água em uma estrutura que precisa ser forte o suficiente para aguentar toda essa pressão. São várias espécies marinhas que convivem em um pequeno espaço comum, de tubarões até arraias, passando por várias espécies de peixes e crustáceos.

Confesso que foi uma experiência singular testemunhar essa perspectiva.

 

 

Além disso, o Aqua Rio tem um segmento específico para o surfe, patrocinado por uma marca que apoia o projeto. E compreendo perfeitamente que, para algo gigantesco como essa edificação, os custos são relativamente justos.

Lembrando, que pessoas acima de 60 anos pagam meia entrada.

O Aqua Rio deve ser encarado com um investimento. A visita vale muito a pena. Aproveite cada minuto desse passeio, pois serão momentos singulares, especialmente para os apaixonados pelo mundo marinho.