Evercade VS, pela nostalgia em soprar cartuchos de games Press "Enter" to skip to content
Início » Games » Evercade VS, pela nostalgia em soprar cartuchos de games

Evercade VS, pela nostalgia em soprar cartuchos de games

Compartilhe

Em tempos onde os videogames são totalmente digitais, você pode até estranhar a proposta do Evercade VS. Mas não se engane: se é para viver a experiência do passado, é melhor fazer isso direito.

Jogar com emuladores pode até ser algo divertido e, de fato, oferece os jogos que o mundo jogou em um passado não muito distante. Mas não é uma experiência completa: os velhos gamers como eu precisam assoprar o cartucho e passar minutos de tensão tentando conectá-lo ao videogame.

Isso sim representa uma experiência retrô autentica e fidedigna.

 

 

 

Pelo direito genuíno de soprar cartuchos de videogame

 

 

O Evercade VS tira da aposentadoria os velhos cartuchos de videogame que foram substituídos pelos computadores e emuladores que hoje dominam o mercado. Ele utiliza cartuchos físicos com jogos que funcionam através de emulação, tal e como o Polystation fez nos últimos 10 ou 15 anos, mas com um glamour muito maior.

Este console tem identidade própria em algumas características que efetivamente podem fazer a diferença para aqueles que querem investir o seu dinheiro na nostalgia gaming.

Um desses diferenciais é o multiplayer local, ou seja, você pode jogar com até quatro amigos, através das portas USB que são compatíveis com controles do passado e do presente. O Evercade VS é compatível inclusive com controles USB do Xbox, o que é algo muito bem vindo para os tempos atuais.

 

 

Outra vantagem do Evercade VS é a sua versatilidade: o console é compatível com cartuchos de múltiplos consoles, tais como Atari 2600, Atari 7800, Atari Lynx, Intellivision, NES, SNES, e Sega Genesis/Mega Drive.

Um detalhe importante é que ele funciona tanto com os cartuchos originais de consoles de videogames como com cartuchos que contam com vários jogos via emulação, atendendo assim as duas frentes (um enorme catálogo de jogos e a experiência nostálgica em assoprar a fita).

 

 

 

Evercade VS: vale a pena?

 

 

O Evercade VS é uma evolução do console Evercade, que tinha o mesmo conceito de funcionalidade. O preço da nova versão é de 99 euros, e seus cartuchos com jogos via emulação custam entre 18 e 25 euros.

Olha, sendo bem sincero… para mim, não vale tanto a pena assim. Estou feliz com o Xbox Series S e com o Retrobox que me entrega os jogos do passado. Mas para quem tem a real necessidade em ficar soprando fitas pelo saudosismo, é uma das alternativas disponíveis.

Ou compra um PolyStation e seja feliz do mesmo jeito.

 


Compartilhe