MRE Pizza

Uma curiosidade na hora do almoço. Em 1981, o exército norte-americano substituiu a comida enlatada de suas tropas por rações previamente preparadas. Essas rações recebem a sigla MRE (Meals Ready to Eat). Porém, um alimento sempre resistiu a qualquer tentativa de conservação: a pizza. Mas isso acabou. Cientistas militares de Massachussets conseguiram criar uma pizza que se mantem conservada e pronta para comer por até três anos, dispensando a necessidade de ser refrigerada.

A conquista foi anunciada pelo Laboratório de Engenharia e Desenvolvimento Natick Soldier Research, que levou dois anos para criar a receita que não estraga. Segundo informa a Associated Press, o grande problema da pizza é que a água dos ingredientes que forma a cobertura tende a permear a massa com o tempo, criando o caldo que é perfeito para o cultivo e desenvolvimento de bactérias e, dessa forma, estragando completamente o alimento.

MRE Pizza

O primeiro passo dos cientistas foi utilizar ingredientes hidratantes (presentes em muitos molhos e aditivos), que aderem às moléculas de água, impedindo que elas alcancem a massa. Depois, eles modificaram a acidez dos ingredientes, para que as bactérias encontrem dificuldades em se estabelecerem no alimento.

De acordo com os pesquisadores, o sabor e a textura dessa pizza são “convincentes”, e não muito diferentes da pizza fresca com massa de pão. Curiosamente, desenvolver uma pizza com essas características é uma forma importante de elevar o moral das tropas. Os soldados pediam esse prato em seus menus de campanha há décadas.

As pizzas que não estragam estão disponíveis nos saboress pepperoni e pavão.

Bom apetite.

MRE Pizza MRE Pizza MRE Pizza

+info