Estou feliz pelo Lando Norris. De verdade.
Para quem testemunhou todas as 110 largadas do Norris na Fórmula 1 e entende o quanto ele esperou por essa primeira vitória, ver a felicidade dele ao comemorar o triunfo do GP de Miami hoje é algo quase contemplativo. Afinal de contas, vibrar com a felicidade dos outros é um sinal claro de que somos empáticos o suficiente para torcer pelo sucesso de alguém.
E como estou feliz demais para fazer tudo sempre da mesma forma, vou iniciar um novo (e, ao mesmo tempo, pouco original) formato de artigo para comentar uma corrida de Fórmula 1: o Top 5 do GP de Miami de 2024.
Na verdade, a melhor corrida da temporada teve vários bons momentos. Mas esses cinco resumem bem tudo o que aconteceu.
5 | A largada extremamente excitada
Sergio Pérez apareceu como um foguete desgovernado, atrapalhando as duas Ferraris e Lando Norris, e só beneficiando Oscar Piastri por tabela. Mal sabia o piloto mexicano que esse movimento cobraria como preço a ultrapassagem do australiano na quinta volta.
Esse movimento, de alguma forma, selou o destino de Charles LeClerc e Carlos Sainz.
O espanhol estava em um dia doido para dar a carteirada em todo mundo, e tentou convencer a equipe em passar LeClerc sem maiores dificuldades. Ficou no vácuo e, no final, a corrida mostrou que Charles estava melhor do que ele em performance.
E como cereja do bolo, Ocon e Gasly, que passam longe de serem melhores amigos, passaram meia volta andando em modo “roda com roda”, quase oferecendo um ótimo entretenimento para todos nós.
4 | Piastri vs Sainz: o duelo
A segunda tentativa de carteirada do Sainz aconteceu quando Oscar Piastri executa uma bela ultrapassagem que resultou no espanhol na área de escape.
O piloto da Ferrari só faltou pedir para sequestrar a mãe do australiano para recuperar a posição, e os comissários da FIA deram de ombro para ele.
O touro Ferdinando ficou pistola da vida, e ultrapassou Piastri “na marra”, algo que a FIA decidiu investigar depois da corrida para não resultar em punição para ninguém.
Piastri teve danos na asa, foi para o final do pelotão e até que se recuperou, terminando em 13º.
Entre todos os duelos em pista, esse foi o melhor (disparado), incluindo a disputa entre Alonso e Ocon.
3 | Max Verstappen atropelando um cone
Até achei que Max Verstappen estava entediado e quis passar por cima de um cone para ter algum tipo de distração na corrida. Porém, esse erro resultou no Virtual Safety Car, o que iniciou a perda da corrida para o holandês hoje.
Não digo que é uma vitória certa para Max hoje, pois a McLaren estava com ótimo ritmo de corrida. Mas deixou evidente o problema de adaptação aos pneus que o piloto reclamou ao longo de todo o final de semana.
Max não aproveitou a janela de VSC, trocou de pneus médios para duros em bandeira verde, e passou seis voltas no tráfego, sem conseguir avançar o suficiente…
…até o Safety Car aparecer.
2 | FIA errou na entrada do Safety Car
O inútil do Logan Sargeant fechou a porta do imprestável do Kevin Magnussen. Os dois bateram, e o Safety Car foi chamado… para se posicionar NA FRENTE DO VERSTAPPEN, e não na frente do Norris, que era o líder da corrida naquele momento.
Como resultado, Magnussen foi punido pelo conjunto da obra, recebendo mais 10 segundos de punição (acumulando inacreditáveis 40 segundos em duas corridas). Mas isso não é o mais relevante.
Neste momento, acompanho uma certa choradeira dos fãs de Verstappen, reclamando que o diretor de prova errou no posicionamento do SC, e que isso foi decisivo para que Norris vencesse hoje.
Choro de quem não sabe perder, obviamente.
A Red Bull estava com ritmo de corrida pior que o da McLaren, que atualizou quase tudo no seu carro e estabeleceu um plano perfeito para a corrida de hoje.
É óbvio que Norris se beneficiou do erro do diretor de prova com o SC…
…da mesma forma que Verstappen se beneficiou do “erro” de Michael Mais no final do GP de Abu Dhabi de 2021.
Então… está tudo certo!
1 | Finalmente, Lando Norris!
Após 110 largadas desde 2019, Lando Norris finalmente entrou para o grupo de vencedores de grandes prêmios na Fórmula 1.
Tem alguns corneteiros falando que foi o mesmo número de corridas que o esquecível Giancarlo Fisichella levou para vencer a primeira. Por outro lado, Norris conseguiu vencer a primeira ANTES que Jenson Button.
Tudo é uma questão de ponto de vista neste mundo.
De qualquer forma, vejo essa primeira vitória do Norris como a realização de um sonho perseguido há muito tempo, além de uma aposta que Zak Brown fez nele, e que o próprio Norris fez ao ficar na McLaren durante todo esse tempo.
Essa vitória do Norris tem muito a ver (também) com a chegada de Andrea Stella e com o próprio Piastri, que fez com que o piloto inglês se colocasse em pressão com um segundo piloto competente competindo com ele.
E estou realmente feliz ao ver a alegria do cara após o primeiro triunfo.
VENCEDORES E PERDEDORES
Vencedores
- Lando Norris, que perdeu a virgindade na Fórmula 1
- A McLaren, que fez atualizações que deram resultado
- Charles LeClerc, que foi prestigiado pela Ferrari (afinal, é ele quem vai ficar na equipe)
- Yuki Tsunoda, que mais uma vez superou Ricciardo, mostrando que “o mundo voltou ao normal” na VCARB
- Fernando Alonso, que reclamou do carro durante todo o final de semana, e fez uma baita corrida
- Esteban Ocon, que marcou o primeiro ponto da Alpine na temporada
- Nico Hülkenberg, que agora tem o Magnussen correndo por ele
- A Liebrty Media, que se deu bem com a melhor corrida da temporada (até agora) acontecendo nos EUA
Perdedores
- Max Verstappen, que agora sabe que a Red Bull tem limite de desenvolvimento
- Sergio Perez, que reforçou as limitações da Red Bull hoje, não superando a Ferrari em pista
- Carlos Sainz, que mais chilicou no rádio do que correu
- A Mercedes, que não conseguiu superar uma Red Bull em dia ruim (reforçando que o carro de 2024 é péssimo)
- Oscar Piastri, que foi vítima da falta de sorte e de só ter 50% das atualizações da McLaren
- Daniel Ricciardo, que pode ter vivido a “melhora da morte” na corrida Sprint
- Kevin Magnussen, que ainda não terminou a corrida com tantas punições de tempo
- Logan Sargeant, que provavelmente selou a sua saída da Fórmula 1 depois de hoje
- A direção de prova, que mais uma vez errou com um Safety Car, algo que está se tornando uma constante
F1 2024 | GP DE MIAMI | NOTA FINAL: 7
Próxima etapa: GP da Emilia-Romana, entre 17 e 19 de maio de 2024