Compartilhe

Não dá ideia… ou melhor, nesse caso, pode dar ideia sim.

A divisão “retrô” da Nintendo foi muito bem sucedida com o NES e o SNES Classic, mas não decidiu seguir em frente na iniciativa. Então, um youtuber decidiu materializar um Nintendo GameCube Classic totalmente funcional.

O projeto está documentado nos fóruns do BitBuild, e é descrito em riqueza de detalhes para quem quiser recriar o GameCube Classic, que conta com quatro portas para os controles originais (reduzidos com um adaptador), além de duas portas USB na frente, uma delas disponível para unidade de armazenamento.

 

 

É muito mais videogame do que os consoles Classic da Nintendo

 

 

O console é alimentado por um cabo microUSB, e possui saída de vídeo composto, já que no lugar de ser uma Raspberry PI ou outro tipo de ARM com emulador, o cérebro desse mini console conta com chips e placa de um Nintendo Wii devidamente reduzido.

Isso garante uma máxima possibilidade e melhor execução dos jogos, graças à velocidade e a otimização no tamanho da CPU e GPU no Wii. Obviamente, não é um GameCube original, mas se aproxima muito mais de um console do que de um console emulado.

No vídeo demonstrativo, é possível ver inclusive uma demo do GameCube Classic com alguns minutos de Super Mario Sunshine em execução.

Madmorda, a youtuber que começou o projeto, queria recriar ao máximo toda a funcionalidade possível. Para isso, incluiu tanto um LED laranja na pequena tampa, além de um botão de liga/desliga que se comporta idêntico ao original, tudo dentro de uma caixa de doces que tem saídas para a ventilação na parte de trás.

Se a Nintendo não está tão contrária com alguns esforços do tipo Faça Você Mesmo ou DIY (ao menos não com todo o poderio do seu time de advogados), é pouco provável ver um console como esse no mercado, de modo que só resta aos corajosos tentar replicar o modding. Algo que, ao que parece, estão fazendo melhor que o original.

 

 


Compartilhe