DEEPFACE-1

A equipe de inteligência artificial do Facebook apresenta oficialmente o DeepFace, uma iniciativa especializada na verificação de rostos, que deve ser capaz de alcançar um desempenho muito parecido ao que poderia oferecer um olho humano nesse mesmo tipo de tarefa.

Tal sistema utiliza uma rede neural de nove capas, e já é treinado para identificar todo tipo de padrões, olhando mais de quatro milhões de fotos de mais de 4 mil pessoas. O que o torna tão preciso é o seu método que gera um retrato de frente do indivíduo que facilita a tarefa. A partir daí, o sistema faz um mapa com as feições da pessoa, combinando com uma máscara 3D genérica, criando assim um modelo que pode ser manipulado para uma pose mais neutra.

Por conta da neutralidade, é muito mais fácil comparar a foto com aquelas armazenadas no banco de dados, que por sua vez também contam com uma postura ou expressão previamente plasmada.

Os engenheiros do Facebook conseguiram um ótimo resultado com o projeto, com um índice estimado de acertos de quase 97.25% (apenas para comparar: os humanos que participaram do experimento alcançaram 97.5% de acertos). O DeepFace ainda está em fase de testes acadêmicos.

Via The VergeMIT Technology Review