Compartilhe

O Facebook está preparando uma cerimônia de graduação virtual e lotada de celebridades, que vai acontecer no dia 15 de maio de 2020, às 2 PM, horário da costa leste dos Estados Unidos (15h Brasília), onde o discurso para os formandos será feito por ninguém menos que Oprah Winfrey.

A cerimônia de graduação também contará com falas de celebridades como Jennifer Garner, Lil Nas X, Simone Biles e Miley Cyrus (essa última fará uma performance de sua canção The Climb). O evento vai reconhecer as escolas preparatórias e universidades dos Estados Unidos, e a transmissão vai exibir fotos e vídeos dos formandos, além das mensagens de decanos e diretores das instituições.

O vídeo será compartilhado no Facebook Watch, e alguns momentos especiais da cerimônia serão publicados na conta do Instagram dos formandos, que podem organizar as suas cerimônias de formatura virtuais e até festas de formatura virtuais, via Messenger Rooms. Já o Instagram oferece novas ferramentas como stickers de formatura e efeitos de realidade aumentada.

O Facebook está trabalhando na lista de convidados especiais para a formatura virtual, de modo que esse post pode ser atualizado no futuro com os novos nomes.

 

 

 

Uma tendência de futuro?

 

Já escrevi aqui no blog sobre as formaturas virtuais no Japão que são realizadas com robôs, no estilo de um dos episódios de The Big Bang Theory. Naquele texto, disse que isso poderia ser considerado um absurdo para muita gente em um passado não muito distante, mas diante do cenário atual que vivemos, a realidade robótica para simular atividades presenciais é algo mais que plausível.

Nesse caso, as formaturas virtuais já estão acontecendo em alguns lugares do mundo, inclusive no Brasil. É uma solução muito útil para aquelas pessoas que, pelos mais diferentes motivos, não podem se fazer presentes nos eventos de formatura. Ou pela distância do local do evento, ou porque a pessoa é velha demais para realizar a viagem.

Será que estamos diante de mais uma forma do Facebook monetizar a sua rede social? Quem duvida? Com ou sem celebridades, podemos encarar essa mecânica de formaturas virtuais como uma nova solução para a nova realidade que se apresenta. Mesmo que por algum tempo, as formaturas terão que ser desse jeito.

Por outro lado, espero (de verdade) que isso não dure por muito tempo. Nada substitui o contato presencial e a alegria da celebração em grupo das nossas conquistas pela vida. E o ser humano é um ser social por natureza.

Vamos aguardar pacientemente pelo fim de tudo isso. É só uma fase. Vai passar.

 

 

Via CNET


Compartilhe