
Gabriel Bortoleto perdeu o cabaço, e agora pode mandar todos os seus críticos para o inferno. Ou para a casa onde as respectivas adeptas da profissão mais antiga do mundo pariram seus progenitores.
O brasileiro conquistou seus primeiros pontos na Fórmula 1 no Grande Prêmio da Áustria de 2025, marcando o melhor fim de semana da equipe Kick Sauber até o momento na temporada, com dois carros na zona de pontos.
Largando da oitava posição após uma classificação impressionante — em que superou, inclusive, o jovem Kimi Antonelli da Mercedes — o brasileiro de 20 anos manteve o ritmo forte durante toda a corrida, encerrando na mesma posição e somando quatro pontos ao campeonato.
Nada é por acaso
O Red Bull Ring, palco de sua primeira vitória na Fórmula 2 em 2024, voltou a ser especial para Bortoleto. Ele protagonizou uma batalha intensa com Fernando Alonso, seu mentor e membro de sua equipe de gerenciamento.
A disputa, que envolveu também o tráfego de carros mais rápidos como os de Lando Norris e Oscar Piastri, exigiu habilidade estratégica e técnica. Ao fim da prova, Alonso elogiou o desempenho do pupilo.
Dá até pra dizer que Norris e Piastri “atrapalharam” Bortoleto. Sem os líderes da corrida na disputa, ele teria todas as condições de ultrapassar Alonso sem muitas dificuldades.
Mas não podemos reclamar. O oitavo lugar está de ótimo tamanho para um piloto que vem sendo duramente criticado pelos idiotas que não sabem absolutamente nada de Fórmula 1 para cobrar um desempenho que não era possível de ser alcançado.
Bortoleto destacou a importância do momento, reforçando que acredita em seu potencial e que seu objetivo final é vencer corridas e disputar títulos. “Estou aqui para ganhar, não apenas para marcar pontos”, afirmou, valorizando também o esforço da equipe.
O melhor final de semana da Kick Sauber em 2025
Além do bom desempenho de Bortoleto, Nico Hulkenberg teve uma recuperação impressionante: partindo da última posição, terminou em nono, somando mais dois pontos. A dobradinha nos pontos levou a Sauber a se aproximar de Aston Martin e Haas na disputa direta do campeonato de construtores.
A estratégia da Sauber, que trocou as posições de seus pilotos após a primeira rodada de pit stops para favorecer uma pontuação maior, mostrou-se acertada. Hulkenberg também elogiou o progresso da equipe, especialmente após mudanças implementadas desde o GP de Barcelona.
Com esse resultado, a equipe Kick Sauber demonstra sinais claros de evolução, e Bortoleto se firma como um dos nomes mais promissores da nova geração da Fórmula 1.
E para o bando de Nikita Mazepin, que não ganha nem corrida no modo carreira no PlayStation, Bortoleto secretamente manda um #CHUPA, enquanto pensa na próxima etapa, em Silverstone.
Via Formula1.com

