O próximo produto que vai receber um review no TargetHD.net é esse dock para iPod da Edifier, o if360. Testei o produto por algum tempo, e posso adiantar que o modelo me surpreendeu. Apesar de simples em seus recursos, ele é bonito e cumpre o que promete: oferecer um bom som para a sua casa ou escritório, contando com a versatilidade de usar mais de um dispositivo como fonte sonora.

É claro que o foco principal do produto é o iPod, mas ele funciona perfeitamente com o iPhone. O lado mais positivo do produto é que ele trouxe em mim o desejo de buscar uma solução sonora para ouvir as músicas armazenadas no smartphone da Apple. Acredite, ou eu uso a playlist do iTunes no notebook, ou eu dependo de ficar com o iPhone conectado em alguma fonte de energia para passar o dia digitando e ouvindo músicas e podcasts. Com os testes no Edifier if360, vi que preciso de um produto dedicado para isso.

Aliás, um dos produtos que mais gosto de publicar no blog são os docks dedicados aos dispositivos sonoros. Acho que essa é uma grande sacada que só veio com o lançamento do iPod. E falo do iPod mesmo, porque antes dele, poucos fabricantes pensaram em lançar caixas de som ou aparelhos com entradas USB ou com saídas de som especificamente pensadas aos players portáteis.

E esses são produtos que me atraem principalmente pela capacidade de otimização de espaço. Muitos usuários basicamente precisam de um produto que reproduza a música armazenada nos dispositivos em caixas de som e nada mais. Ok, um som de boa qualidade é um requisito básico para se ouvir música em casa, no escritório, na balada e até em motel (já que muitos precisam de trilha sonora pra transar). Mas em alguns momentos, tudo o que queremos é ouvir música. E é muito prático poder conectar seu player ou smartphone em um produto como esse.

Não sou um profundo conhecedor de qualidade de som (apesar de gostar de música, entender de leitura de partituras musicais, identificar os bons sons, blá, blá, blá…), e reconheço que quem trabalha mais especificamente com qualidade de som, frequência, ajuste de graves, médios e agudos pode avaliar melhor do que eu. Mas eu gostei do som que veio desse produto. Vocês poderão ver no vídeo review que gravei para o TargetHD que o som é forte o suficiente para fazer um bom barulho, e que dependendo do ajuste que você fizer no produto, você tem uma excelente qualidade de graves.

É claro que nem tudo nesse mundo é perfeito. O Edifier if 360 não é um produto portátil. Além de ser mais pesado do que os outros docks (também, pudera, tem dois falantes de 25W RMS), ele não possui nenhuma alça integrada, o que exige que o usuário utilize as duas mãos para transportá-lo. Um produto com tais recursos precisava ter um transporte mais prático. Além disso, alguns recursos básicos não estão acessíveis no seu controle remoto, tirando um pouco da comodidade do usuário na operação do aparelho.

Mas isso não desabona o produto. No review que vai ao ar na segunda-feira (18/06), você terá o produto em detalhes. Vale a pena conferir post.

E vem mais por aí. Principalmente para quem gosta de smartphones. Mais ainda para quem curte o mundo Android.

Bom, chega de spoilers. Vou ali trabalhar, pois o final de semana está chegando.