force-feeling-phone-software-lets-mobile-devices-sense-pressure-orig-20160526

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) desenvolveu o ForcePhone, um software que é capaz de adicionar sensibilidade à pressão a quase qualquer dispositivo móvel, através de uma forma tão simples que não seria necessário recorrer a nenhum elemento adicional.

O ForcePhone faz uso do microfone e do alto-falante do dispositivo para funcionar. O smartphone emitirá um som a 18 kHz, nível que não pode ser detectado pelo ouvido humano, mas que pode ser captado pelo microfone. Quando um dedo é repousado sobre a tela, o tom desse som muda em função da pressão aplicada, com variações que serão captadas pelo microfone e transformadas em comando que interpretará o software.

A possibilidade real que o ForcePhone pode oferecer é, em essência, a mesma que hoje a interface 3D Touch do iPhone 6s oferece, mas sem precisar trocar de smartphone para isso. Obter de forma simples um menu contextual para determinadas ações e aplicativos, através de uma simples pressão mais intensa no ícone do aplicativo, mas sem precisar inserir um novo hardware no processo, barateando os custos.

Os criadores do aplicativo não comentaram sobre seu possível lançamento para o mercado geral de consumo, mas confirmaram que farão uma demonstração na MobiSys 2016, que acontece no dia 27 de junho.

Vídeo de demonstração a seguir.