formula-e

A Formula E vai oferecer recriações de suas corridas no formato de realidade virtual.

As corridas serão reproduzidas em gráficos gerados por computador, e não exatamente da corrida transmitida ao vivo. A primeira etapa a contar com essa funcionalidade será o GP de Long Beach. O usuário poderá alternar entre os 18 pilotos de cada corrida, mudar a visualização a partir do carro com um simples girar de cabeça ou escolher uma das câmeras virtuais disponíveis no circuito de ‘mentira’. Também é possível explorar o paddock, que terá sua própria recriação virtual.

Nos vídeos do final do post é possível conferir a qualidade final da competição, com os gráficos gerado pelo computador. O áudio da transmissão oficial estará inserido no vídeo, e pelo menos por enquanto (até o restante da temporada), tudo o que será enviado para o site da Formula E será gratuito.

A categoria conta com o suporte da empresa Virtually Live, que gera os conteúdos através dos sensores oficiais e outros recursos próprios. Por enquanto, essa é uma oferta via download, disponível dias depois da corrida acontecer, mas eles já trabalham na possibilidade da transmissão em tempo real. Provavelmente essa função vai estrear na etapa em Paris, no dia 23 de abril.

Os conteúdos são compatíveis com os seguintes dispositivos: Gear VR, Google Cardboard, Oculus, HTC Vive e PlayStation VR. Obviamente, cada dispositivo vai entregar um resultado final diferente para recriar a corrida. Os usuários podem conversar enquanto visualizam a competição nesse formato.

Há também a versão gravada em tempo real, durante as corridas da Formula E em Buenos Aires e na Cidade do México, mas com tecnologia de 360 graus, que podem ser vistos através do YouTube. Há mais conteúdos interessantes em seu canal, onde eles tentam introduzir todas as novidades de gravação possível, dando um passo à frente inclusive da F1.