Para você, que ficou anos que nem um chato reclamando da demora da Rockstar em lançar GTA VI, achando que basta sentar-se na frente do computador para desenvolver um game de forma mágica… eu espero que você leia este artigo até o final.
O desenvolvimento de um jogo de videogame pode variar muito em termos de tempo e recursos. Projetos como “GTA VI” e “Cyberpunk 2077” levaram quase uma década para serem concluídos. Já outros, como “Stardew Valley”, foram desenvolvidos por uma única pessoa ao longo de quatro anos.
O tempo é relativo, meus amigos. Múltiplas variáveis podem determinar a demora no lançamento de um jogo: a complexidade do projeto, o tamanho da equipe, os recursos disponíveis…
…mas nada se compara ao caso de Kien, que levou nada menos que 22 anos para ficar pronto.
O caso de ‘Kien’
Você pode até seguir reclamando que o seu jogo tão esperado não chegou até hoje. Porém, diante do caso extremo de ‘Kien’, acredito que é muito mais fácil ter uma boa dose de paciência e esperar. Ou quem sabe investir tempo em outro jogo.
‘Kien’ levou nada menos que 22 anos para ser lançado. Desenvolvido por um grupo de jovens italianos para a Game Boy Advance, o título era ambicioso demais, o que pode indicar uma boa dose de teimosia por parte dos seus desenvolvedores.
Por outro lado, ser persistente é o que ajuda a qualquer pessoa a realizar os seus sonhos, de modo que não sou eu que vou julgar o que aconteceu aqui.
A história de ‘Kien’ começou em 2002 e só foi finalizada em 2024 e, mesmo assim, o game foi lançado em uma plataforma dedicada à retro emulação, já que (obviamente) o Game Boy Advance foi descontinuado, e a Nintendo não oferece mais suporte oficial para o seu console.
Os problemas ao longo de 22 anos
Os desenvolvedores de ‘Kien’ enfrentaram muitos problemas ao longo de duas décadas, incluindo a falta de programadores experientes e recursos financeiros limitados.
Eles começaram com um capital de apenas 500 euros e usaram seus próprios computadores pessoais para trabalhar no projeto. Mas além da falta de grana, o que quebrou as pernas dos caras foi encontrar um profissional que conseguisse escrever as linhas de código do jogo de forma adequada, já que a internet ainda estava engatinhando na época e o trabalho remoto era algo quase impossível.
O mais bizarro é que o jogo estava tecnicamente pronto entre 2002 e 2004, mas os desenvolvedores enfrentaram problemas com publishers que hesitavam em lançar novas IPs na Game Boy Advance devido aos altos custos de produção de cartuchos e a baixa previsibilidade das vendas.
Isso resultou na dissolução da equipe original e no adiamento indefinido do lançamento do jogo, até encontrar um novo publisher especializado em jogos retro, a Incube8 Games, em 2024.
Ou seja, se é difícil para uma Rockstar conduzir um projeto complexo como GTA VI (a ponto do jogo levar uma década para ser lançado), imagine quando você não tem dinheiro, não tem profissionais, não tem Publisher… não tem nada aqui!
‘Kien’ é uma lição sobre perseverança na vida e paixão pelo o que se faz. Conseguir lançar o jogo no Game Boy Advance depois de duas décadas (e anos após o fim do console) é um feito incrível. É um prêmio para tanta dedicação.
Essa história pode inspirar outros desenvolvedores a nunca desistirem, independentemente dos obstáculos enfrentados ao longo do caminho. E espero que, de alguma forma, os reclamões se acalmem diante do que acabaram de ler.
O futuro de ‘Kien’
E… sobre o futuro de ‘Kien’? Vejamos…
Fabio Belsanti, o único membro original que ainda trabalha no projeto, está desenvolvendo um sucessor espiritual para ‘Kien’. O novo projeto é uma forma de continuar a tradição de jogos criativos e apaixonados que começaram há mais de duas décadas.
A parceria com Incube8 Games continua, e abre novas possibilidades para futuros lançamentos de jogos em plataformas retro, preservando a história e a magia dos videogames clássicos.
Aliás, ‘Kien’ é o jogo que chega na hora certa. Com o retrô em moda e a nostalgia rendendo muito dinheiro para todos os envolvidos, é certo dizer que o título deve receber o seu reconhecimento e popularidade por entregar ao mundo a estética e a jogabilidade que tanto fizeram sucesso na década de 1990.
Parabéns aos envolvidos. Não sei se teria tentado tanto.