Ir ao conteúdo

Genstove, um carregador de smartphone a gás

Compartilhe

O Genstove é um carregador de smartphone ou “powerbank” (se é que dá pra dizer isso) que funciona com gás. É o primeiro que eu vejo desse tipo, e não posso negar que achei o produto simplesmente sensacional.

A má notícia é que, com o botijão de gás de cozinha custando mais de R$ 100, vai ser difícil fazer o produto funcionar no Brasil.

Sinal dos tempos que vivemos hoje.

De qualquer forma, o Genstove é um produto pensado para quem adora fazer acampamento e viagens em lugares inóspitos, com a vantagem de poder recarregar o smartphone enquanto cozinha o peixe que você acabou de pescar, ou para alimentar uma lâmpada portátil para cozinhar o marshmallow à noite.

 

 

 

Como o Genstove funciona?

 

 

Um botijão de gás é utilizado para ligar o fogo de um pequeno fogão. Esse fogo é utilizado para preparar alimentos, mas também aquece um gerador de energia termodinâmico, que converte o calor em eletricidade.

Ou seja, o Genstove é um gerador de energia que trabalha em duas fases. Mas se você está preocupado com o superaquecimento de sua bateria por conta do calor, um depósito de água na parte inferior fica encarregada em controlar a temperatura de tudo.

A grande diferença do Genstove em relação a outros produtos similares (sim, pois carregadores de bateria que trabalham em função do calor não são necessariamente uma novidade) é que ele não rouba parte do calor para gerar energia com o processo de cozimento dos alimentos.

O que ele faz é utilizar o calor que sobra da chama gerada pelo gás, onde o fogareiro não perde o calor para cozinhar enquanto o produto gera eletricidade para recarregar a bateria do seu gadget.

A eletricidade gerada pelo calor é armazenada em uma bateria externa de 3.700 mAh com conectores USB padrão e USB Type-C, que pode ser usada para recarregar smartphones, fones de ouvido, lâmpadas portáteis e outros gadgets que precisam de uma fonte de energia.

Com um botijão de gás pequeno de 232 gramas (que é mais fácil para ser recarregado ou transportado), o Genstove pode alcançar até 12 horas de uso. O que é mais que suficiente para gerar luz e calor por uma noite inteira (ou até duas, dependendo da coragem do indivíduo em ficar no escuro).

O Genstove tem preço sugerido de 168 euros no Kickstarter.

 


Compartilhe
Publicado emGadgets