Gmail completou 18 anos, e você nem percebeu… | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Internet » Gmail completou 18 anos, e você nem percebeu…

Gmail completou 18 anos, e você nem percebeu…

Compartilhe

O Gmail completou 18 anos, e você nem percebeu. Ele nasceu oficialmente em 1 de abril de 2004, mas foi só no começo de 2007 que o serviço ficou aberto e disponível para qualquer pessoa.

Os mais jovens não sabem disso. No passado, se você queria fazer alguém feliz, bastava enviar um convite para o Gmail. Nos primeiros três anos do serviço, essa era a única forma para ter um e-mail do Google.

O nascimento do Gmail coincidiu com a chegada do Orkut e, de forma natural, um serviço ficou atrelado ao outro. Hoje, a rede social só existe em nossa memória, e a plataforma de e-mail se tornou a mais utilizada no mundo.

 

 

 

Você se lembra qual foi o primeiro e-mail que você enviou pelo Gmail?

Até para mim essa pergunta é difícil de se responder. Mas eu me lembro qual foi a primeira das inúmeras contas de e-mail que eu criei no Gmail: [email protected], aproveitando as iniciais do meu nome completo.

Nem sei se essa conta ainda está ativa. Logo, não perde o seu tempo tentando mandar spam para ela. Eu não uso mais essa conta.

Fato é que todo mundo queria um e-mail do Gmail porque, afinal de contas, era um cliente de e-mail do Google, uma das empresas mais valorizadas do planeta já naquela época. E um dos diferenciais desse serviço era oferecer incríveis 1 GB de espaço de armazenamento DE GRAÇA, quando os seus concorrentes na época se limitavam a 10 MB ou 50 MB.

Logo, os convites para o Gmail eram disputados a tapa, assim como foram os convites para o Orkut e Facebook. Essa exigência caiu em fevereiro de 2007 e, desde então, o serviço está disponível de forma gratuita para qualquer pessoa.

Um fato curioso: o Gmail foi considerado um serviço beta pelo Google por cinco anos. Foi só no meio de 2009 que a plataforma se tornou um produto consolidado e definitivo. Ou seja, até esse ponto, a gigante de Mountain View poderia matar o serviço de e-mail a qualquer momento, matando meio mundo do coração por tabela.

 

 

 

Uma evolução notável

O Gmail não parou de evoluir de lá para cá, e desde 2012 é o serviço de e-mail mais utilizado do mundo, tirando o reinado do Hotmail (depois, Outlook.com).

É claro que o sucesso não veio de graça. Nos últimos anos, o Gmail se viu envolto em diversas polêmicas, principalmente nos aspectos da privacidade das mensagens enviadas e recebidas todos os dias no serviço.

Mas isso não abalou a sua imagem entre usuários e empresas. Até porque, convenhamos… nada pode ser pior que o Facebook nos aspectos de privacidade e segurança de dados (ou falta de segurança nos dados armazenados).

De qualquer forma, todos nós temos uma relação muito próxima com o Gmail. É raro encontrar uma pessoa no planeta Terra que não possui uma conta no serviço de e-mail do Google. E ver a plataforma alcançar a maior idade penal só me faz pensar (de novo) em como o tempo passa rápido, e como eu estou envelhecendo mais rápido ainda.


Compartilhe
@oEduardoMoreira