“Eu não cheguei ao topo da cadeia alimentar para terminar a minha vida comendo mato”. Se eu tivesse dinheiro (e coragem suficiente para suportar a dor), eu tatuaria essa frase no meu antebraço. Eu sou tão carnívoro, que eu sinto prazer quando eu dou uma mordida na minha língua por acidente. E qualquer tentativa de hambúrguer vegetariano que me apresentam é uma grande ofensa para mim. É como se estivessem dando uma bofetada de mão aberta na cara da minha mãe.

Eu não fico enchendo o saco dos meus amigos vegetarianos, tentando convencê-los que eles devem se render aos prazeres da carne. Porém, é inacreditável como os vegetarianos e os veganos tentam me doutrinar. Na boa, o dia que eu encontrar em algum lugar uma vaca de soja, eu começo a discutir com vocês. Até lá, respeitem as minhas crenças e convicções.

Porém, a ciência pode fazer com que eu mude as minhas convicções. Utilizando alta tecnologia e a pequena possibilidade de, no fundo, esse negócio ser carne de verdade (e todos estão sendo lindamente enganados), a Impossible Foods (empresa dedicada a enganar os trouxas, fazendo comidas que são cópias das originais, mas sem matar animais e contaminando menos) apresentou na CES 2019 o seu hambúrguer fake.

 

 

Quem provou afirma com convicção que este é o maior milagre da ciência já alcançado por mãos humanas. O hambúrguer fake consegue ser melhor, com maior consistência e sabor que a maioria das opções vendidas nesse momento no supermercado. E, de acordo com o fabricante, sem uma grama sequer de carne.

É quase inacreditável que um negócio desses pode ser tão gostoso do jeito que os jornalistas presentes na feira de Las Vegas afirma sem utilizar uma grama de carne no processo. Mas o benefício da dúvida me obriga a acreditar que tudo isso é verdade.

Um dos segredos do produto, além do fato de não ter animais envolvidos no processo de fabricação, é que o produto é mais limpo de se produzir, até porque não haveria um impacto ambiental caso o produto inicie uma eventual produção em massa.

Ah, sim… eu sei… você está ai perguntando do que é feito esse hambúrguer fake… vou dizer.

Ele é feito com proteína de trigo e a mesma molécula que dá o sabor para a carne. É um produto que engorda muito menos e, teoricamente, muito mais saudável que um hambúrguer de carne. E falo na teoria, pois na prática ainda existe a suspeita que tal produto pode enlouquecer você.

Por enquanto, é um produto muito caro, e alguns restaurantes do mundo oferecem a iguaria por um preço aproximado de US$ 20. Ou seja, proibitivo para a maioria, que vai continuar a comer carne de verdade por algum tempo. Ou carne com papelão, dependendo do país onde você vive.

 

+info