A nostalgia está na moda, e pode ser muito lucrativa para aquelas empresas que souberem explorar esse sentimento nos clientes/consumidores. O consumo de tecnologia de 25 ou 30 anos atrás nunca foi tão grande. Mesmo porque aquelas crianças do passado hoje se tornaram adultos com dinheiro o suficiente para comprar esses gadgets que tanto sonharam ter.
Eu falo por mim. Alguns dos itens que tenho hoje ou são inspirados no passado ou são produtos antigos que nunca tive a chance de ter na infância ou adolescência. E essa é uma forma de ser feliz na minha vida adulta presente.
Então… descobriram recentemente que o SSD tem inúmeras vantagens em relação ao HD, principalmente no desempenho que ele oferece para o funcionamento do computador. A única “desvantagem” do disco sólido é que ele não tem o confortável ruído gerado pelas agulhas em contato com os discos rígidos tradicionais.
E uma empresa decidiu resolver este problema.
Apresentando o HDD Clicker 2.0
Os computadores modernos são muito silenciosos, diferente dos PCs do passado. E isso é ótimo, pois a maioria de nós prefere trabalhar em um computador que não emite ruídos, pois o silêncio aumenta a concentração e ajuda a gravar podcasts (por exemplo).
Mas… e aqueles que gostam daquele barulho do HD trabalhando o tempo todo? Ficam excluídos em nome da modernidade?
Nada disso! Para os mais nostálgicos, sempre vão existir produtos como o HDD Clicker 2.0.
O produto foi desenvolvido por Marthias Werner, e é uma pequena placa que adiciona os ruídos do disco rígido tradicional ao seu moderno PC com SSD. Seu conceito é simples: a pequena placa é acoplada à placa-mãe via conector Mini-Molex, e um microcontrolador AATiny fica monitorando as atividades do SSD, e um alto-falante piezoelétrico produz um ruído de disco rígido a cada atividade de leitura ou gravação de dados da unidade de armazenamento.
Mas a experiência não ficaria completa com um detalhe estético que era importante para todos os usuários de computador do passado: um pequeno LED acoplado no HDD Clicker 2.0 fica piscando quando a unidade SSD acessa os dados, reforçando ainda mais a sensação de nostalgia para aqueles usuários que optarem por montar um computador com estética retrô, mas com um interior com componentes atuais.
HDD Clicker 2.0: quanto custa?
Outro aspecto muito positivo do HDD Clicker 2.0 é que ele é bem democrático, já que o produto pode ser construído por qualquer pessoa que conte com as habilidades necessárias para cumprir com essa tarefa. O passo a passo de construção do dispositivo está disponível no site da Retroianer.
Já os usuários mais leigos na construção de gadgets contam com a vida simplificada, já que podem simplesmente comprar o HDD Clicker 2.0 por US$ 25. Não há informações se há envios do produto para o Brasil.
De qualquer forma, o dispositivo vale a pena mesmo para quem quer despertar a nostalgia no uso diário do computador. Particularmente, até posso sentir uma certa falta desse som que fazia parte da trilha sonora da minha história como usuário de PC com mais de 30 anos de experiência. Porém, não sinto falta alguma do desempenho do HD mecânico.
Nem mesmo o som de um HD mecânico no meu computador moderno me fará convencer que o SSD não é infinitamente melhor, nos mais diversos níveis.