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Instagram, uma faca de dois gumes para influencers

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O Instagram se transformou com o passar dos anos em uma ferramenta de exposição pública constante, cujo algoritmo foi se transformando aos poucos em uma espécie de “tirano”, que obriga os usuários da plataforma a enviar conteúdos para a mesma constantemente, em determinadas horas do dia e em determinados dias.

O objetivo dessa mecânica cruel é fazer com que o alcance das suas publicações não fique prejudicado. Para o Instagram, o que mais importa é ter usuários ativos que alimentam a plataforma de conteúdo, para que os demais usuários fiquem o maior tempo possível conferindo esse conteúdo.

Por outro lado, a nossa privacidade no Instagram é praticamente nula se contamos com milhares de seguidores. Apesar do fato da rede social oferecer para os seus usuários a opção de deixar a conta privada, esse recurso limita de forma considerável o alcance do conteúdo e o crescimento da conta.

Ou seja, se você tem finalidades comerciais ou pensa em ser um influenciador digital via Instagram, o preço que você paga por isso é a ausência da sua privacidade. O que não é pouca coisa, convenhamos.

 

 

Todos querem fugir da tirania do Instagram

 

O algoritmo do Instagram já penalizou milhares de usuários que puderam notar o alcance de suas publicações cada vez mais limitado. E tal efeito colateral só tem um culpado: o algoritmo. Eliminar o software da equação e assumir o controle sobre o seu próprio conteúdo, através de um aplicativo que oferece uma maior fidelização do seu público com o seu conteúdo são incentivos mais do que suficientes para os influenciadores tentarem outras alternativas.

Muitos artistas e influenciadores digitais (ou celebridades de um modo geral, por algum motivo) ficam reticentes em depender do algoritmo do Instagram ou das campanhas publicitárias para obter lucros, e isso causa um movimento de migração desse grupo de usuários para outras alternativas.

Propostas mais inovadoras e futuristas que focam em um conteúdo mais privado, com assinatura e longe de algoritmos que controlam o conteúdo enviado pelo usuário são vistas com ótimos olhos pelos influenciadores digitais. E a plataforma que souber trabalhar da forma correta para conquistar esse grupo de influencers pode, de forma até surpreendente, se tornar uma séria ameaça para o Instagram no futuro.


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@oEduardoMoreira