Ter muito tempo livre na vida pode resultar em histórias bizarras e inusitadas. E como a nostalgia está na moda, alguém decidiu voltar 20 anos no tempo e tentar replicar a experiência de instalar um jogo de videogame em um computador da forma como sempre fizemos: na raça.
Hoje, tudo está mais fácil: você escolhe o jogo, compra o direito de fazer o download no seu computador ou console de videogames, instala esse software no seu equipamento e começa a jogar. Simples assim.
Mas no passado, você tinha que sair de casa, comprar o disco instalador, voltar para casa, iniciar o processo de instalação com diferentes disquetes, CDs e DVDs… e começar a rezar.
Bom… alguém decidiu reviver o pesadelo do passado ao tentar instalar Half-Life 2 em um computador com os CDs originais do game, que chegou ao mercado nos anos 2000.
E desejou nunca ter iniciado o processo depois que tudo terminou.
Como foi esse inferno na Terra?
Instalar um jogo em um PC a partir de CDs e DVDs é um procedimento conhecido pela maioria dos usuários informáticos atuais, incluindo aqueles que nunca chegaram perto de passar por isso. Porém, isso não quer dizer que a experiência de instalação de um jogo do passado será algo tranquilo de ser feito no presente.
Para começo de conversa, a instalação de Half-Life 2 aconteceu em um computador com Windows XP, que era o sistema operacional da Microsoft mais moderno daquela época. O que indica que o negócio já começa meio errado.
Só tem um detalhe: a cópia do jogo em questão precisava do software da Steam para ser ativado. E a empresa sequer existia naquela época. Que dirá o seu aplicativo.
E aqui, a odisseia começa. E o pesadelo também.
Instalar o software da Steam foi um sucesso. O problema era fazer os seus servidores funcionarem com o Windows XP. O resultado disso? A mensagem “Steam não é compatível com a versão do seu sistema operacional”, de forma bem óbvia.
O plano B neste caso foi criar uma máquina virtual com Windows 7, transferir os arquivos da pasta da Valve presente na pasta Arquivos de Programas do Windows XP para a pasta Arquivos de Programas do Windows 7 e, depois disso, executar o aplicativo da Steam.
Depois de várias horas de esperar, tudo funcionou como esperado: o Steam atualizou os seus servidores e Half-Life 2 foi instalado com sucesso.
E tudo terminou bem nesse momento? É claro que não. Os pesadelos do filme Sexta-Feira 13 acabaram na primeira meia hora de história? Não, certo?
Na hora de executar o jogo, nada funcionava. Então, algumas mudanças nos itens de compatibilidade do arquivo executável de Half-Life 2 foram necessárias, e depois de várias tentativas, o jogo conseguiu ser executado. Não com a mesma experiência que poderíamos chamar de ideal, mas com algum sucesso.
Por que alguém quer passar por isso?
Um dos conteúdos que mais chamam a atenção dos internautas é o que mostra a tecnologia do passado em pleno funcionamento, tanto em equipamentos teoricamente aposentados como em computadores novos. E esse é um bom motivo para produzir conteúdos como esse.
Como eu disse um pouco antes, a nostalgia está vendendo muito nesse momento, e olhar para o passado faz com que muitos de nós parem de reclamar sobre os problemas do presente.
Por fim, é muito bom ver como o mundo da informática evoluiu ao longo dos anos. Hoje, tudo está muito mais prático e simples, e podemos fazer muito mais ao mesmo tempo e com pouco tempo e esforço.
Olhando para trás, percebemos que em muitos momentos nós tiramos leite de pedra com uma tecnologia que era de ponta para o seu tempo, mas que apresentava limitações naturais e típicas do seu estágio evolutivo.
Felizes os gamers de hoje que não precisam passar por esses perrengues que nós passamos. Agradeçam por isso, jovens.