Algumas coisas nessa vida não devem ser feitas, por mais que você possa fazê-las.

O usuário do Reddit We1etu1n instalou uma máquina virtual do Windows XP sobre um port do kernel do Linux que já está virtualizado e rodando. Se isso parece meio errado para você, saiba que esse usuário abriu no Windows XP o Pinbal 3D, jogo presente nessa versão do Windows, e o jogo é aparentemente jogável na plataforma.

Antes de explicar o que aconteceu aqui, é preciso explicar algumas coisas.

Primeiro, executar o Linux no Nintendo Switch é difícil, por conta da plataforma fechada e por necessitar usar uma outra plataforma que permite a execução de um microkernel (as instruções básicas de um sistema operacional), ao mesmo tempo do software do próprio console.

O kernel é o L4Linux, e com ele foi possível instalar um ambiente de desktop e executar o sistema operacional de Linus Torvalds sem maiores problemas. O entorno utilizado nesse caso foi o Cinnamon em uma partição com 2 GB de intercâmbio.

 

 

Um Inception de sistemas operacionais

 

 

Para executar o Windows XP, ele precisou executar uma máquina virtual do Windows dentro do Linux, nesse caso, a QEMU. Vale lembrar que o Nintendo Switch possui um chip NVIDIA Tegra, e que os sistemas operacionais mais antigos e os chips ARM nunca conversaram muito bem.

Os demais usuários do Reddit sugeriram que o criador do projeto fosse mais longe no seu Inception de sistemas operacionais, instalando o DOSBOX no Windows para executar o Z26 (um emulador open source do Atari 2600) para jogar Space Invaders.

Ou seja, um port para console de uma máquina arcade correndo em uma virtualização de um entorno DOS, que roda em uma virtualização de um PC, que por si é um port de um kernel do Linux rodando sobre um supervisor, e tudo isso executando em um ambiente desenvolvido para um sistema operacional completamente diferente.

 

 

Se você entendeu tudo isso que eu acabei de escrever no parágrafo anterior, você merece um prêmio, que é a certeza de saber um pouco mais do que os demais geeks.

 

Via Reddit