Uma inteligência artificial encontrou um bug no jogo clássico Q*Bert (Atari).

Pesquisadores da Universidade de Freiburg (Alemanha) trabalharam em algoritmos evolutivos e aprendizagem de máquinas. O projeto colocou uma inteligência artificial para resolver um problema, e nesse caso ela encontrou duas soluções. Uma mais chamativa que a outra.

Na segunda solução, a IA descobriu um bug: primeiro, completa o nível, e logo começa a saltar de plataforma a plataforma, de modo que pareça ser por obra do mero acaso. Porém, por uma razão desconhecida, o jogo não avança para o próximo nível sem que as plataformas comecem a piscar, e o personagem rapidamente obtém uma grande quantidade de pontos.

O interessante é que o sistema não é capaz de aproveitar o bug em todas as vezes, e em 22 de 30 ocasiões ele consegue uma pontuação muito menor.

Os pesquisadores explicam que o bug foi encontrado pelo algoritmo depois de cinco horas de treinamento. O método utilizado para a IA reconhecer os quadros de vídeo que aparecem na tela mostram as estratégias de evolução natural como uma alternativa viável para as aproximações mais comuns utilizadas para o reforço de aprendizagem.

Vídeo com o bug a seguir.

 

 

Leia também:  Videogames: sentado? Em pé? Qual é a sua posição preferida?