Ir ao conteúdo
www.LojaPecasAuto.pt

iOS 14 bombando no meu blog

Compartilhe

Confesso que fico meio reticente em escrever sobre a Apple no TargetHD.net. E não é por falta de interesse da minha parte. É porque eu sinto que o perfil dos leitores do blog mudou, e a maioria não se interessa muito pela gigante de Cupertino no presente.

Em um passado relativamente distante (entre 2012 e 2015, para ser mais preciso), qualquer coisa que eu escrevia sobre a Apple gerava um enorme número de visitas no blog. Porém, com o passar do tempo (talvez depois da morte de Steve Jobs), essa audiência foi se esvaindo.

Os iPhones e os Macs foram ficando cada vez mais caros, e o consumidor foi atrás de produtos mais baratos. Assim, a Apple caiu no “esquecimento” por parte dos leitores dos meus blogs.

Porém, nos últimos dias, ela “ressuscitou”. E eu entendi por que isso aconteceu.

 

 

 

Produtos caros espantam usuários

 

 

A impressão clara que eu tenho é que ninguém mais está interessado em trocar os produtos que já possui. Ou não está com essa grana toda para isso. Algo que seria mais que compreensível em um ano de crise generalizada como o de 2020. Porém, eu estou percebendo esse comportamento nos leitores desde 2016, pelo menos.

O interesse pelos lançamentos da Apple está caindo gradativamente, conforme os preços dos produtos foram aumentando. Não podemos nos esquecer que foi a gigante de Cupertino que decidiu que seria algo “absolutamente normal” ter um iPhone que custa US$ 1.000 (ou R$ 10 mil no Brasil), e poucas pessoas podem pagar esse preço para ter um smartphone que FAZ MENOS que os dispositivos Android.

Desculpa. Uma opinião impopular em plena sexta-feira.

Logo, aqueles que contam com um iPhone, iPad ou Mac acabam se conformando que terão que ficar com o dispositivo atual por alguns anos, e isso naturalmente tira o interesse dessas pessoas nos novos produtos.

E o que resta para esse povo? Buscar recursos que podem melhorar a experiência de uso naquele dispositivo que vai ficar com esse usuário por muito tempo.

 

 

 

O foco agora é nos serviços

 

 

Tenho que dar o braço a torcer e reconhecer que Satya Nadella e Tim Cook estão mais do que certos. O foco dos usuários nesse momento está nos serviços, e não mais nos produtos, que ficaram com preços proibitivos. Hoje, apenas um público residual pode investir dinheiro em um novo e caro smartphone, tablet ou notebook. A grande maioria só quer fazer mais e melhor com os dispositivos que já possui.

Nos últimos dias, a audiência do TargetHD.net mostrou isso claramente. O maior volume de acessos foi de usuários procurando por dicas e macetes do iOS 14, cuja versão final foi lançada na última quarta-feira (16).

Isso só foi possível porque, no momento da apresentação do iOS 14 lá atrás, eu produzi vários artigos de dicas e tutoriais para alguns dos seus principais recursos. E o resto do trabalho pesado foi feito pelo algoritmo da ferramenta de buscas do Google.

Isso mostra que tem muita gente com iPhone acessando o TargetHD.net e, de forma óbvia, que tem muita gente com o smartphone da Apple tentando atualizar o iOS 14. E só por causa disso temos um ótimo motivo para muitos não pensarem na compra de um novo telefone da gigante de Cupertino.

Afinal de contas, o dispositivo atual ainda está recebendo atualizações.

Sinal dos tempos. E é claro que eu estou aprendendo com tudo isso. É dessa forma que consigo entender o que os meus leitores querem ler. E, obviamente, produzir mais conteúdos alinhados com os seus anseios.


Compartilhe
Publicado emSoftwareVida de Blogueiro