Início » Notícias » iPhone 12 com carregador SIM, diz o Procon-SP (chupa, Apple!)

iPhone 12 com carregador SIM, diz o Procon-SP (chupa, Apple!)

Compartilhe

Brasil, mostra a tua cara!

Eu já escrevi sobre isso algumas vezes nas últimas semanas, e entendi que não precisava mais voltar para este assunto. Porém, é um tema que me traz de volta ao jogo muito mais do que qualquer membro da família Corleone voltando para o crime organizado.

A ausência de carregadores nos novos iPhones é um tema que me irrita profundamente. Pelo cinismo da Apple, pela defesa incondicional dos fanboys, pelo prejuízo que os consumidores vão sofrer por essa prática, e pela não preservação do meio ambiente (e os lucros adicionais que Tim Cook vai obter).

Não dá para ser feliz com tudo isso. E e quero ser feliz com um mundo mais justo para todos, e não apenas para os acionistas da Apple.

Muita gente está reclamando da Apple, e com razão. A conta do “queremos preservar o meio ambiente” não fecha de jeito nenhum, e a conta que realmente está fechando é a dos caros preços dos carregadores nas lojas da empresa.

Tanta gente indignada fez com que alguns países tomassem providências sobre o assunto. A França já decidiu que a Apple é obrigada a oferecer os carregadores nos novos iPhones, o que resultou em uma decisão pouco sustentável nos aspectos ecológicos por parte da gigante de Cupertino: oferecer o carregador em UMA SEGUNDA CAIXA. Oi?

Agora, é o Brasil que decide colocar o pau na mesa e mostrar quem é que manda nessa p*#*@. O Procon-SP está questionando a Apple sobre a prática, e pode exigir que o iPhone 12 ofereça o tal carregador da discórdia, em todas as suas variantes.

 

 

 

Nunca devia deixar de ter o carregador

 

 

Acho que não é preciso explicar a ideia aqui, mas vale a pena ilustrar para deixar bem claro por que a briga do Procon-SP é justa (e você, Apple fanboy, deveria apoiá-la, para o seu benefício).

Todo produto de tecnologia deve chegar ao seu consumidor PRONTO PARA O USO, E COM TODOS OS ACESSÓRIOS. Tudo o que você precisa fazer quando o gadget chegar em casa é conectar os cabos e colocar o item para funcionar. Isso vale para qualquer coisa.

Agora, pense comigo: toda TV nova vem com controle remoto e com as PILHAS PARA QUE ELE FUNCIONE. Se depois disso você precisar trocar as pilhas, é outras história. O mesmo vale para todos os eletrônicos que contam com uma bateria que precisa ser recarregada: o carregador está lá, pois sem ele o smartphone para de funcionar.

Agora… por que o bonitinho do iPhone 12 não vem com carregador? Se você nunca foi usuário do smartphone da Apple, terá que gastar a mais para ter o item. Se você já é usuário de um iPhone, terá que gastar para ter um carregador compatível com o novo modelo.

Não pode! Não dá!

Alguns produtos de tecnologia oferecem a opção de não aquisição de um cabo USB, pois muita gente tem esse tipo de cabo em casa. Porém, é uma ALTERNATIVA OU OPÇÃO, e não uma IMPOSIÇÃO do fabricante, tal e como a Apple está fazendo com todo mundo.

Logo, o Procon-SP comprou a briga certa, seguindo a sua filosofia em defender sempre os interesses do consumidor. E o Brasil pode ser um dos poucos países do mundo onde a Apple será obrigada a vender o carregador junto com o iPhone 12.

Espero que isso aconteça, só para mostrar para a Apple quem é que manda aqui.

 

 

Via Procon-SP


Compartilhe