Shibuya Mirai é um chat bot que se comporta como se fosse uma criança de sete anos, e é a primeira inteligência artificial a obter a cidadania de um país.

Esse chat bot tem como objetivo conversar com os japoneses sobre o assunto que eles quiserem, ou em última instância servir como via para que os cidadãos possam expressar sua opinião e suas preocupações sobre o governo local.

Ele não tem forma física, mas é capaz de se comunicar utilizando o aplicativo de mensagens LINE, oferecendo respostas diretas para as pessoas. Esse chat bot também é capaz de registrar fotos e realizar pequenos ajustes sobre as mesmas.

A Shibuya Ward, autoridade local responsável pelo Shibuya Mirai, diz que o “menino” gosta de conversar com as pessoas e fazer fotos, duas coisas simples que humanizam esse sistema de inteligência artificial.

Obviamente, o fato de reconhecer a cidadania permanente de um chat bot é outra forma de humanizar os sistemas de inteligência artificial, além de ser um indício do que nos espera em um futuro próximo.

 

Via Neowin