Compartilhe

No passado, era muito comum construir o próprio computador. Esse tipo de PC era chamado de “frankenstein”, porque as peças eram de fabricantes ou marcas diferentes, e tudo era montado manualmente pelo usuário, e não pelo fabricante.

Pois bem, estamos em 2020, e essa filosofia foi recuperada como parte do processo de aprendizagem de informática dos usuários de tecnologia de nova geração, em um formato mais minimalista e funcional (eu mesmo acho que montar desktops do zero é algo bem mais complicado). O Kano PC é um notebook modular 2 em 1 com Windows 10 que até uma criança pode montar (se bem que alguns adultos podem sentir uma certa dificuldade no processo).

A Kano (empresa responsável pelo produto) obteve sucesso com modelos anteriores do Kano PC, alcançando vendas de 1 milhão de unidades de outras versões do produto. Logo, nada mais óbvio do que ter uma nova versão com a mesma proposta.

 

 

 

Até seu filho de cinco anos pode montar o primeiro PC dele em casa

 

 

Mas se você pensa que será obrigado a montar o computador portátil peça por peça, se enganou. Na verdade, o produto está disponível em três ou quatro módulos, onde você precisa conectar essas peças umas com as outras para que o portátil funcione. Todo o processo é bem simples, e só precisa de alguns minutos de paciência e atenção na hora de montar o notebook.

O Kano PC é um portátil 2 em 1 com um teclado removível, e pode ser utilizado como notebook ou tablet. A nova versão dessa proposta conta com uma carcaça transparente, com LEDs que são ativados quando determinados componentes estão em funcionamento. E essa não é uma carcaça frágil: você pode deixar o notebook cair sobre uma pedra a um metro de altura, e o dispositivo sobrevive à queda.

Ou seja, não é apenas um produto modular para que a criança possa aprender como montar um notebook, mas também para resistir ao ímpeto desses pequenos usuários de tecnologia.

A Microsoft já investiu US$ 1 milhão na Kano, o que permite que o Kano PC utilize o Windows 10, além de integrar aplicativos como Word, Excel, Access ou Minecraft, além de receber outros aplicativos pré-instalados, como Netflix, Spotify, etc. O produto promete ser mais potente que notebooks como o Acer Spin 11 ou o HP Notebook, que são mais caros.

O Kano PC possui uma tela touch de 11.9 polegadas (720p), processador Intel Celeron N4000 Dual Core a 1.10 GHz, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento (expansíveis via microSD). De fato, suas configurações mais básicas não prometem entregar um desempenho muito potente (dá para dizer que deve ter performance similar aos concorrentes mencionados).

O notebook também conta com uma porta HDMI, duas USB 3.0, uma USB Type-C, WiFi 802.11 b/g/n dual-band e Bluetooth 5.0, além de um conector para fones de ouvido, alto-falantes e o já mencionado teclado removível.

É sempre importante ter em mente que o Kano PC é um notebook de entrada que tem como objetivo mostrar para as crianças e jovens aprendizes de informática como é ter uma noção básica sobre como montar o seu próprio equipamento informático. A partir daí, a pessoa se inspira a montar outros modelos mais complexos. O produto inclui várias ferramentas para auxiliar no aprendizado da programação, tornando o processo divertido e simples.

O Kano PC tem preço sugerido de 330 euros.

 

 

Via Kano


Compartilhe