A assessoria de imprensa da Intel no Brasil despachou para o TargetHD.net um kit com vários itens de hardware, com um único objetivo: apresentar ao consumidor a qualidade da tecnologia Intel Optane.

A história da chegada desse kit até mim começou com a minha participação no Intel Developer Forum no ano passado. Era a primeira vez que eu participava do evento, e confesso que era um período de transição para mim, em todos os sentidos. Não apenas estava mudando de trabalho, mas também de computador.

Estava abandonando um notebook Toshiba com processador Intel Core i3 de terceira geração, que estava comigo por pelo menos três anos, para apostar em um Dell Latitude E3250, com processador Intel Core i5 de quinta geração. Pode não parecer muita coisa, mas já era o suficiente para poder ser mais produtivo em qualquer lugar.

Durante o evento, foi dito que o ciclo de troca de equipamentos no Brasil era de aproximadamente cinco anos, e o salto de geração era de, pelo menos, três anos. Eu entrava naquela regra de alguma forma, e passava a entender mais ou menos o que o time da Intel estava tentando dizer em suas palestras.

Mas o grande destaque do Intel Developer Forum 2017 era mesmo a tecnologia Intel Optane, que tinha como objetivo integrar uma memória para ganho de desempenho em equipamentos informáticos.

Para a Intel, era mais interessante integrar uma tecnologia de fácil adaptação aos equipamentos atuais, para melhor aproveitar o hardware do equipamento, oferecendo ganhos de desempenho com um baixo investimento. No evento, eu fiquei bem impressionado com as demonstrações feitas pelo pessoal da Intel, pois os equipamentos com hardware intermediário entregavam um desempenho pleno através de um item de hardware que custa bem menos que um SSD ou módulos de memória mais caros.

Por conta disso, eu decidi aceitar a oferta da Intel em configurar um desktop com o hardware designado por eles, com um processador Core i5 de oitava geração e o Intel Optane para protagonizar esses testes. Nas próximas semanas, mostrarei como será o processo de montagem do equipamento, e um review completo será publicado no TargetHD.net.

Agradeço desde já ao pessoal da assessoria de imprensa da Intel Brasil pela oportunidade em realizar tais testes.