Início » Gadgets » Klapklok, um relógio de parede que grita nostalgia pixelada

Klapklok, um relógio de parede que grita nostalgia pixelada

Compartilhe

A quantas andam a sua nostalgia? E o seu bolso?

O Klapklok é um relógio de parede que traz a estética nostálgica dos displays split-flap, lembrando as antigas placas de transporte com abas mecânicas. E quando escrevo isso, sinto que poucos de nós vão entender essa referência visual.

Cada aba funciona como um pixel, formando um “display de baixa resolução” que exibe os ponteiros do relógio com precisão e estilo retrô.

É de encher os olhos. E de esvaziar o bolso (e você vai entender a referência monetária no final do artigo).

 

Mecânica e design singulares

Com 69 abas mecânicas que se movimentam como pixels, o relógio exibe as horas em um jogo de contrastes preto e branco.

As abas são acionadas em intervalos de 2,5 minutos, produzindo um som suave que remete ao “tic-tac” nostálgico do relógio, proporcionando uma experiência sensorial distinta.

Não dá para negar que o relógio tende a ser muito imersivo, alinhando a estética com a parte sonora que manda qualquer pessoa para um passado distante.

Funcionando com a ajuda de um aplicativo que interage com o seu mecanismo Bluetooth, o Klapklok permite a criação de desenhos pixelados por parte do usuário.

Na virada da hora, todas as abas se reorganizam de uma vez, criando um espetáculo visual e sonoro que lembra o tradicional “relógio cuco”, mas de forma muito mais suave e harmônica.

 

Uma espécie de ASMR em forma de relógio de parede

O som do Klapklok, particularmente na hora cheia, é descrito como suave e hipnotizante, com o som das abas se reorganizando em uníssono.

Essa combinação entre o movimento e o som das abas realça a sensação de passagem do tempo de maneira quase meditativa.

Alguns chamam esse trabalho de “ASMR sonoro-visual”, e não vejo isso como um exagero retórico. Dá para imaginar que o Klapklok tem esse efeito mais relaxante para os usuários.

Alimentado por USB-C, o relógio mede 45 cm de diâmetro e é ultrafino, com apenas 13 mm de espessura.

Pesando 3,7 kg, o Klapklok se destaca pela construção robusta e artesanal, onde cada peça montada à mão na oficina familiar de Peter Kolkman.

Sua produção artesanal envolve componentes de alta qualidade, como ímãs e dobradiças feitas para durar, reforçando o apelo de exclusividade para um produto premium.

Quando não está em uso, o Klapklok é totalmente silencioso, sem luzes adicionais, e consome muito pouca energia, adequando-se a ambientes modernos.

 

Disponibilidade e preço

Com preço regular de 2.400 libras, o Klapklok terá um desconto temporário de lançamento de 1.800 euros para o primeiro lote de 25 unidades. As primeiras peças serão enviadas até 12 de dezembro, visando o prazo de entrega de Natal.

Nem precisava escrever isso, mas é importante reforçar para os mais desatentos ou empolgados: este é um produto exclusivo, pensado nos colecionadores e entusiastas.

Consigo imaginar esse relógio na parede de um apartamento moderno de alguém bem sucedido em Nova York, e não de um blogueiro falido que mora em Florianópolis.


Compartilhe