Kodak Memory, uma impressora que aposta na nostalgia | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Gadgets » Kodak Memory, uma impressora que aposta na nostalgia

Kodak Memory, uma impressora que aposta na nostalgia

Compartilhe

Os mais jovens nem sabem qual marca é essa, mas olhar para a Kodak Memory com mais de 40 anos de vida significa carregar automaticamente o sentimento de nostalgia no coração.

Para quem ainda não entendeu o que está vendo na imagem que ilustra este post, a Kodak Memory nada mais é do que uma elegante impressora de design no formato de rolo de filme fotográfico, no melhor estilo das câmeras fotográficas do passado.

Vamos ver neste post como funciona esta combinação de misticismo e design clássico/nostálgico desse produto, que tem tudo para agradar aos usuários do passado e do presente também, já que tem uma galera adepta ao vintage que vai comprar essa impressora.

 

 

 

Design clássico na teoria e na prática

 

Para quem olha para a Kodak Memory, vai ver um rolo de câmera fotográfica do passado em grandes dimensões e até pensar que essa impressora vai funcionar como qualquer outra, imprimindo imagens e documentos com cores.

Ledo engano.

A Kodak Memory é uma impressora de design (eu escrevi isso claramente no começo do post, foi você que não prestou atenção – de novo – no que eu escrevo) e, dessa forma, ela vai imprimir uma imagem em preto e branco.

Um dos seus diferenciais é que a folha impressa será expulsa da impressora de forma semelhante ao estirar o filme do rolo para instalar na câmera fotográfica na hora de registrar uma foto (seu pai sabe o que é passar por essa experiência; pergunte para ele sobre isso).

Essa impressora é um projeto conceitual criado pelos designers Minsu Kim, Yeonju Do e Sunjin Baek. Ou seja, não é um projeto oficial da Kodak e, por conta disso, não deve chegar ao mercado. Mas se alguém quiser assumir esse desafio, o produto está pronto para entrar em fase de fabricação.

Essa é uma impressora de bolso, que funciona através de um aplicativo para smartphone que envia as fotos para o dispositivo via WiFi ou Bluetooth. Os conteúdos são impressos em papel fotográfico em preto e branco. O papel pode ser recarregado com facilidade, e a recarga rápida de bateria acontece através de uma porta USB-C.

 

 

 

Quanto custa a Kodad Memory?

Como este é um projeto conceitual que não deve chegar ao mercado, a Kodak Memory não tem preço definido, e poucos são os detalhes que foram revelados sobre o produto. Mesmo assim, não podemos deixar de enfatizar a qualidade e validade desse produto, que poderia muito bem chegar às lojas, para a alegria dos mais nostálgicos.

Porém, tudo depende da Kodak, que não deve impulsionar o projeto para chegar ao consumidor final. E isso, porque estamos falando de uma empresa que dominou o mercado de fotografia durante um século, mas que sucumbiu com a chegada dos smartphones com câmeras digitais integradas.

Neste momento, a Kodak volta os seus esforços para a fotografia digital, a impressão digital e à venda de produtos farmacêuticos (nada mais oportuno neste momento). Até mesmo o antigo Kodak Theatre, local onde é realizada a premiação do Oscar todos os anos, se transformou em Microsoft Theatre, e esse é mais um sinal claro de decadência da lendária marca.

Sinal dos tempos.

 

 

Via Yanko Design


Compartilhe