Lando Norris venceu o GP de Singapura de Fórmula 1 em 2024 dominando por completo o final de semana. E precisava fazer isso se ainda queria manter alguma aspiração em título. Até porque ele hoje pilota o carro dominante da categoria, e com sobras.
Abrindo mais de 20 segundos de vantagem para Max Verstappen, Norris venceu uma corrida em que poucas coisas aconteceram, já que o resultado do piloto inglês foi alicerçado no treino classificatório de sábado.
E como a pista em Marina Bay não ajuda, a entregar uma maior emoção para a disputa, testemunhamos 1h40 de um “mais do mesmo” bem insosso.
Lando Norris dominante
Após uma sessão de qualificação intensa, Lando Norris conquistou a pole position, à frente de Max Verstappen. Foi a sexta vez que Norris largou na frente na F1, e todos esperavam que, dessa vez, ele finalmente largasse bem para dominar a corrida.
A expectativa era de uma prova mais travada e longa, especialmente em um circuito como Marina Bay, conhecido pela alta taxa de incidentes e Safety Cars. Não foi isso o que aconteceu, já que não tivemos incidentes com bandeira amarela ao longo da prova.
A preparação para a corrida trouxe tensões para vários pilotos.
Lance Stroll enfrentou problemas com vibrações nos freios, exigindo reparos emergenciais antes da largada. Enquanto isso, Hamilton e Ricciardo escolheram compostos de pneus macios para começar a corrida, diferente da maioria dos pilotos que optaram pelos compostos médios.
Na largada, Norris finalmente consegue fazer um bom trabalho na primeira posição, e manteve sua vantagem na pole, enfrentando a pressão de Verstappen e Hamilton. O holandês até tentou atacar o britânico nas primeiras voltas da prova, mas sem êxito.
No decorrer da corrida, as estratégias de pit stop começaram a influenciar as posições. Daniel Ricciardo foi o primeiro a parar na volta 11, trocando seus macios por médios.
Logo após, Carlos Sainz também entrou para a troca, voltando em uma posição mais baixa, mas pensando no “undercut” em relação a outros adversários.
Norris conseguiu abrir uma vantagem enorme sobre o restante do grid. Ao final da volta 18, ele já liderava com 13 segundos de distância para Verstappen.
Isso lhe deu mais tranquilidade para se concentrar nas estratégias de pneus e manutenção do ritmo de corrida, apesar de cometer alguns erros que quase custaram a vitória.
Apesar de ter começado bem, Lewis Hamilton começou a enfrentar problemas com seu carro, relatando dificuldades ao longo da corrida com os pneus macios.
Por outro lado, a troca para os pneus duros não foi tão eficaz quanto esperado, e o britânico se viu lutando para manter posições.
Oscar Piastri, companheiro de equipe de Norris na McLaren, mais uma vez faz uma corrida que chama a atenção positivamente.
Ele conseguiu se recuperar após a largada e subir posições, incluindo uma ultrapassagem impressionante sobre George Russell para alcançar o terceiro lugar no pódio.
A equipe McLaren acertou em cheio nas suas escolhas estratégicas, tanto nas paradas de box quanto na gestão de pneus, o que resultou nos bons resultados de Norris e Piastri.
E a decisão de não trocar a asa dianteira de Norris, mesmo após um leve toque no muro, foi acertada no final das contas. A McLaren está tão superior, que até com carro danificado consegue vencer.
Já Charles Leclerc, após enfrentar problemas iniciais, recuperou o ritmo e conseguiu ultrapassar Hamilton nas voltas finais.
O piloto da Ferrari mostrou excelente controle, alcançando o quinto lugar com uma estratégia bem executada. Porém, suas poucas chances em tentar alguma coisa pelo título mundial começam a se esvair.
Ao final das 62 voltas, Lando Norris cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, conquistando sua terceira vitória da temporada.
Max Verstappen terminou em segundo, com Piastri fechando o pódio. A vitória fez a distância entre Norris e Verstappen diminuir para 52 pontos, faltando seis provas para o fim do campeonato.
A próxima etapa do campeonato acontece daqui a um mês, no GP dos Estados Unidos em Austin.
Ou seja… férias para todo mundo (de novo).
Via: (formula1.com)