As telas dobráveis nos smartphones finalmente são uma realidade, mas seguem dando o que falar. A curva de desenvolvimento ainda é longa, mas há quem diga que os laptops dobráveis ou computadores portáteis com telas dobráveis podem estar muito mais próximos do que imaginamos.

Há quem diga que as telas dobráveis para os notebooks podem chegar ao consumidor em até dois anos, o que pode resultar em uma nova transformação no setor. O potencial existe, mas os fabricantes ainda estudam se os usuários realmente desejam esse formato de tela nos computadores portáteis.

Tal pesquisa já coleta resultados positivos para a experiência do usuário, e os fabricantes de telas prometem acelerar a chegada de tais produtos no mercado acompanhado com o restante de todo um ecossistema.

 

 

Um problema de base

 

Não é difícil imaginar um laptop com tela dobrável. No final das contas, um notebook dobra por si, e as tentativas para apagar a linha que divide um tablet e um PC entregaram resultados bem díspares. Apesar de muitos usuários valorizarem todo esse esforço, muitos dispositivos que ficam no meio do caminho entre os dois (olá, iPad Pro) não se encaixam em nenhum segmento.

Muito provavelmente tal revolução prometida por uma nova tecnologia resulte em algo que pode ser aplicado em larga escala. Recentemente a Apple registrou a patente de um teclado de vidro com teclas responsivas, e a Microsoft está trabalhando há muito tempo em tecnologias hápticas, o que pode modificar muito a forma em que interagimos com esse tipo de equipamentos. Talvez está mesmo na hora de nos esquecermos de vez do teclado físico e do touchpad, por mais contra que eu seja em relação a esse abandono.

Por outro lado, os dispositivos dobráveis que temos hoje não estão nem próximos de estar totalmente prontos. Depois do espetacular fracasso do Galaxy Fold, resta esperar para ver o avance dos principais concorrentes nessa categoria, em especial a Huawei, que está com o caminho livre para demonstrar que estamos prontos nos aspectos tecnológicos para dobrar nossas telas.