Lenovo Phab2 Pro-02

Nasceu a criança!

Finalmente o Project Tango da Google se torna uma realidade, e a Lenovo foi a responsável por materializar o conceito, através do seu novo smartphone Lenvo Phab2 Pro, um dispositivo feito sob medida para explorar novas formas de interação do usuário com tudo aquilo que está ao seu redor.

Em um tempo onde esperamos por dispositivos inovadores (uma vez que o mercado de smartphones vive muito do “mais do mesmo”), a Lenovo consegui chamar a atenção positivamente ao oferecer um dispositivo que abraça a ideia da Google em criar mundos virtuais a partir dos elementos reais. É algo tão surreal, tão “Matrix”, “Minority Report” e outras paradas futuristas que vimos no cinema, que é até um pouco difícil explicar para vocês o que a Google conseguiu com o Project Tango.

De fato, um conjunto de câmeras capturam vários aspectos do ambiente, em uma interação em três dimensões, o que permite que o software do Project Tango insira elementos virtuais que vão interagir com as imagens tridimensionais capturadas. Sem falar que também é possível criar cenários alternativos completos, expandindo o nível de interação do usuário com aquele entorno, através dos recursos de software integrados.

Sério, isso realmente é uma inovação muito considerável.

Lenovo Phab2 Pro

Depois que eu vi o conceito todo funcionando na apresentação da Lenovo Tech World 2016, confesso que o resultado final ficou melhor do que tudo o que imaginei na minha cabeça. Alguns podem até questionar a validade ou utilidade desse conceito, mas não podemos jamais ignorar que, nos últimos cinco anos, pouquíssimas empresas pensaram em algo desse tipo. Ao menos a Google aqui tenta mexer um pouco nas fichas do jogo, e sabendo que um dos motivos mais relevantes no uso do smartphone é justamente o entretenimento, investir em um conceito desse não é de todo uma má ideia.

Nos aspectos técnicos, o Lenovo Phab2 Pro é um smartphone feito sob medida para o que ele se presta a fazer, e essa não é uma má notícia. Pelo contrário: estamos diante de um ótimo smartphone que, pelo fator inovação, tem um preço realmente muito competitivo (US$ 499). Trazer algo completamente novo para o mercado e custando abaixo dos US$ 500 é uma vitória. Ok, a Google pode estar subsidiando o fator I+D no preço final do produto. Mesmo assim…

A Lenovo Tech World 2016 valeu a pena por todas as suas novidades. Mostrou uma Lenovo inovadora, que está ao menos tentando dar passos à frente, mover as fichas do mercado de tecnologia, e investindo nas novas propostas para o usuário. Quem sabe os demais não a acompanham. E, mesmo que o Lenovo Phab2 Pro seja questionado com um “pra quê realmente eu vou usar isso?”, ao menos ele entra para a história por ter iniciado a trajetória do Project Tango.

E ter iniciado muito bem, diga-se de passagem.