Se os rumores estiverem corretos, a LG corre o sério risco de errar (de novo) com o LG G7. E não estamos falando do polêmico notch, já que esse todo mundo vai usar. Falo da estratégia de lançamento e distribuição do smartphone.

O LG G7 deve ser apresentado no meio de abril, chegando ao mercado um mês depois. Não é a primeira vez que a LG faz isso. Adotou essa estratégia no G5, no G6 e no V30, fazendo com que esses modelos demorassem uma eternidade para chegar ao consumidor.

Para piorar, todos esses modelos chegaram ao mercado um mês depois dos seus respectivos anúncios oficiais… na Coreia do Sul. Nos demais mercados, a janela de lançamento foi de até dois meses. O LG G6 demorou quase três meses em alguns mercados para chegar nas lojas físicas.

OK, a LG não vende tanto quanto Samsung, Huawei e Xiaomi. Mas é uma marca de respeito, e deveria mostrar isso. Com exceção da Apple com o iPhone X, todos os principais fabricantes entregaram seus recentes lançamentos poucos dias (ou semanas) depois do dispositivo ser anunciado.

O motivo aqui é bem óbvio: aproveitar o hype. E a LG está perdendo o timing do hype.

Eu espero estar enganado, e que a LG mude a sua mentalidade em 2018. Isso, e a interface de usuário, que por melhor que seja, já cansou. Mas aí é pedir demais.

Mas sempre espero uma mudança de pensamento por parte dos fabricantes, não importa em qual aspecto. Mudar é fundamental para garantir uma sobrevivência em um mercado mobile tão competitivo.