Você sabe o que é liberdade? Eu acho que sabe sim. Mas se você está confuso com o que está acontecendo nas últimas horas, eu posso ajudar na definição exata desse conceito.

Liberdade significa você poder escolher o que é melhor para você e para quem depende de você. É você ser livre para concordar ou discordar de algum posicionamento. É você poder protestar contra tudo aquilo que você considera que está errado.

Liberdade significa você ter o direito de estabelecer um diálogo inteligente com aquele que pensa diferente de você, e sem a ameaça de ser agredido ou humilhado por pensar diferente. É você poder debater com quem pensa diferente sem correr o risco de acabar com relações interpessoais.

Liberdade significa você ter a liberdade de abraçar a sua visão de mundo sem correr o risco de perder o seu emprego. É você poder olhar para frente sem medo de olhar para os lados. É você ter a liberdade de escolher a cor da roupa que você vai usar, sem seguir a orientação de alguém que quer impor a sua visão do mundo.

Ninguém pode dizer para o seu filho ou neto a cor de roupa que ele pode usar. Até mesmo você. É sua obrigação proteger e garantir a liberdade de escolha desse ser que depende exclusivamente de você para crescer de forma saudável e consciente.

É a sua responsabilidade explicar para o seu filho ou neto que não é uma cor que vai definir quem ele é, como ele se sente em relação ao mundo que o cerca ou qual é a sua condição íntima e pessoal.

Deixar que terceiros digam o que o seu filho pode ou deve fazer é tirar de você a liberdade de cuidar do seu filho ou neto de acordo com os seus valores ou convicções. Ao mesmo tempo, você cuida dele ciente que, quando esse ser crescer, ele terá a liberdade de fazer as suas escolhas.

Se meninos usam azul e meninas usam rosa, adultos inteligentes deixam os filhos e netos usarem as cores que quiser.

Simples assim.