giphy-logitech

Durante o evento PAX 2016, a Logitech teve uma excelente ideia para chamar a atenção do público: apresentar uma tela retrô criada com 160 teclados G810, onde cada uma das teclas retroiluminadas atua como um pixel.

Apesar da complexidade imaginada, o resultado obtido foi realmente bom, como você poderá conferir no vídeo do final do post, já que a recriação das sequências é feita com muita fluidez, oferecendo assim um resultado chamativo. Para realizar o projeto com máximas garantias, a Logitech contou com a ajuda do Iam8bit, que teve participação imprescindível para programar o filme exibido através dos teclados.

De fato, o filme em questão tem um estilo muito claro e é muito parecido com o Earthbound, um dos jogos mais populares e valorizados do seu tempo, para o Super Nintendo. E, apenas como curiosidade: essa tela custa aproximadamente 25.600 euros, já que cada teclado Logitech G810 custa 160 euros. Obviamente, este é um valor estimado. Não dá para calcular os custos de programação, por exemplo.

Projetos como esse despertam a minha veia geek, aquele lado modding que eu gostaria de ter. Sei que faltam as condições econômicas para conduzir projetos como esse. Mesmo assim, entendo que a criatividade humana suplanta as capacidades financeiras.

Quem sabe um dia eu me dedico a projetos como esse.

Vídeo demonstrativo a seguir.